Medida para a valer a partir da próxima segunda, dia 4, para passageiros de todo o transporte público, incluindo táxis e aplicativos.
De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura de São Paulo, a partir da próxima segunda, dia 4, o uso de máscaras no transporte público será obrigatório na cidade de São Paulo. O decreto foi publicado nesta quinta, dia 30, no Diário Oficial do Município, com o objetivo de diminuir a transmissão da Covid-19 na capital.
Com a nova regra, todos os passageiros, motoristas e cobradores deverão usar as máscaras desde o momento do embarque. A medida deve ser seguida para quem utilizar o sistema de ônibus da SPTrans, além dos trens da CPTM, Metrô, ônibus intermunicipais da EMTU, táxis e transporte por aplicativo (como Uber, 99Táxi, etc).
A fiscalização, que já é realizada pela SPTrans, será intensificada nos terminais para orientar sobre a obrigatoriedade e assegurar o cumprimento à medida para reduzir o risco de contaminação por coronavírus. Motoristas de táxi e de carros de aplicativos também serão obrigados a usar máscaras e a fiscalização será feita pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP), que também será reforçada.
Segundo o prefeito Bruno Covas, caberá às empresas e aos prestadores de serviços a responsabilidade de não permitir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras no interior das estações, dos vagões e dos ônibus.
Foto de capa: @Free To Use Sounds