A partir desta segunda, dia 18, volta a vigorar o rodízio de veículos tradicional, no centro expandido da capital.
O Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o regime emergencial de restrição de circulação de veículos. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas no domingo, dia 17, durante coletiva de imprensa.
De acordo com o prefeito, mesmo com as medidas mais rígidas, a taxa de isolamento social aumentou apenas 2% na cidade. Por isso, optou-se por retomar o rodízio tradicional de veículos. Apesar da decisão, Covas reafirmou que mesmo em meio às críticas recebidas nos últimos dias, o número de passageiros no transporte público havia caído na semana passada.
Com a medida, o rodízio volta a restringir a circulação de veículos de acordo com o número final da placa e o dia da semana, como era realizado anteriormente.
Também durante a coletiva, Bruno Covas ressaltou a necessidade de a população compreender a importância do isolamento social. Além de lembrar que deve ser um trabalho conjunto não só da cidade, mas todo o estado, principalmente a região metropolitana.
“Antes de pensarmos em abrir, precisamos parar. Mas é preciso dizer que a Prefeitura sozinha não tem todos os principais instrumentos para fechar totalmente a cidade […] Não somos isolados do mundo. Nossa região metropolitana é interdependente e nossas ruas se misturam. São 1.746 ruas que começam numa cidade e terminam em outra. Não há divisas. Temos que organizar isso juntos”, disse o prefeito Bruno Covas.
Foto de capa: