O litoral de São Paulo começou o novo ano com quase 40 praias impróprias para banho. A informação vem da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que mede a qualidade das águas paulistas semanalmente.
Despejo irregular de esgoto nos mares e grande número de turistas são duas causas recorrentes da má qualidade das águas, que em contato com humanos, podem causar infecções, diarreia e outros prejuízos à saúde.
O verão já começou, e sabemos que muitos paulistanos vão aproveitar as férias para dar um pulinho no mar. Assim, trazemos a seguir a lista completa de praias que devem ser evitadas neste período, para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável durante a viagem.
38 praias de São Paulo começaram 2025 impróprias para banho
Para medir a qualidade das praias, órgãos como o Cetesb medem o nível de micro poluição fecal, como coliformes fecais. Dessa forma, uma praia está imprópria para banho quando a presença deste tipo de bactéria está acima do limite estabelecido.
A última medição do órgão ocorreu nesta quinta, dia 02. Ao monitorar 175 praias, constatou-se que 38 delas não estão suficientemente limpas para receber banhistas, o que representa mais de 20% do total analisado.
As duas cidades com o maior número de praias impróprias é Santos e São Sebastião, cada uma com sete praias a serem evitadas. Dessa forma, caso estes destinos estejam no seu planejamento, verifique bem a qualidade das praias antes de montar o seu roteiro.
Confira a lista completa de praias impróprias para banho em SP
De acordo com a Cetesb, nesta semana, os banhistas devem evitar os seguintes destinos:
- Caraguatatuba: Prainha
- Guarujá: Perequê, Enseada (Avenida Santa Maria)
- Ilhabela: Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho, Praia do Julião, Feiticeira
- Itanhaém: Sonho, Balneário Jardim Regina
- Mongaguá: Central, Vera Cruz, Santa Eugênia
- Praia Grande: Aviação, Vila Tupi, Vila Mirim, Maracanã, Real, Balneário Flórida
- Santos: Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (Rua Olavo Bilac), José Menino (Rua Frederico Ozanan)
- São Sebastião: Cigarras, São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande, Preta do Norte
- São Vicente: Gonzaguinha, Milionários
- Ubatuba: Itaguá, Lázaro
A próxima medição de qualidade será em 09 de janeiro. Você pode conferir semanalmente o nível de qualidade das águas de São Paulo pelo site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, disponível neste link.