Você sabia que a segunda cidade mais antiga do Brasil fica no litoral paulista? Estamos falando de Itanhaém, na Baixada Santista, a cerca de 110 km da capital. Fundada em 1532, a cidade nasceu como um pequeno povoado às margens do Rio Itanhaém, aos pés do Morro do Itaguaçu.
Atualmente, Itanhaém é um destino turístico bastante buscado pelos paulistas, sobretudo pelas praias e paisagens naturais de tirar o fôlego. Além disso, a cidade traz atividades culturais e diversas atrações históricas, que permitem um mergulho em seus quase 500 anos de história.
Ficou curioso para conhecer? Confira cinco pontos turísticos da cidade a seguir — inclusive o famoso “portal sobrenatural”.
O que fazer em Itanhaém? Conheça a segunda cidade mais antiga do Brasil!
Belíssimas praias
O carro-chefe da cidade, certamente, são as praias. No total, o município conta com quase 30km de litoral, divididas em 14 faixas de areia. Conheça algumas delas a seguir:
- Boca da Barra: Com poucas ondas, é a praia perfeita para quem deseja praticar esportes como caiaque e afins. Além disso, oferece passeio de barco e banana boat;
- Praia da Saudade: É uma praia fluvial, nas águas do Rio Itanhaém. O destino ideal para quem deseja descansar, já que é conhecida por ser tranquila e sossegada;
- Praia dos Pescadores: Também conhecida como Prainha, é uma das melhores praias para a prática de surfe;
- Praia dos Sonhos: É uma das praias mais frequentadas por locais e turistas, a iluminação noturna permite um banho ao fim do dia também;
- Pocinho de Anchieta: Aos pés do Morro do Paranambuco, seu poço natural que permite um mergulho tranquilo com crianças, sendo a opção perfeita para as famílias.
Centro Histórico
O bairro histórico da cidade permite um mergulho pela história colonial brasileira. Lá, você encontra três pontos históricos super bem preservados, que nos permitem um vislumbre da arquitetura e os hábitos daquela época. São eles a Igreja Matriz de Sant’Anna, o Convento Nossa Senhora da Conceição e o Museu Conceição de Itanhaém, anteriormente conhecido como Casa de Câmara e Cadeia.
Passarela e Cama de Anchieta
Em seguida, temos um dos pontos turísticos mais visitados de Itanhaém. A passarela permite um vislumbre belíssimo do mar itanhaense, e ao fim, você pode conhecer a Cama de Anchieta, formação rochosa onde São José de Anchieta costumava repousar durante seu tempo como missionário no Brasil, no século XVI.
Morro do Paranambuco
Durante sua visita a Itanhaém, não deixe de apreciar a vista do Morro do Paranambuco, uma das mais bonitas da cidade! Esse mirante natural permite um vislumbre panorâmico do mar e da cidade, do alto de suas famosas formações rochosas.
Além disso, o local é bastante procurado pelos interessados na ufologia. Afinal, ele abriga o “Portal Místico”, onde supostamente já houve a aparição de seres não-identificados e luzes sobrenaturais.
Pinacoteca
Assim como sua xará de São Paulo, a Pinacoteca de Itanhaém traz exposições itinerantes. Neste caso, com obras de artistas da região, valorizando a produção cultural local.