×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Conheça a lenda por trás da fundação da Penha

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Penha de França

Bairro da zona leste surgiu no século XVII ao redor de uma igreja.

Todo bairro de São Paulo tem uma história de origem que merece ser passada para frente. E a Penha de França, na zona leste, não foge à regra, já que sua fundação está atrelada a uma lenda bastante antiga.

+ 10 lugares que você não pode deixar de conhecer na Zona Leste

Conta-se que um imigrante francês fazia o trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro, levando consigo uma imagem de Nossa Senhora.

Nos dias seguintes, acabou dando falta da estátua duas vezes, encontrando-a sempre no mesmo lugar: o topo de um penhasco (daí o nome do bairro). O homem, então, interpretou aquilo como uma vontade da santa de se assentar naquele local. Posteriormente, foi ali onde ergueram a Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, em 1667.

Assim, um pequeno povoado começou a se formar ao redor do templo, formado pelos irmãos e padres Mateus e Jacinto Nunes de Siqueira em 1682. Isso faz com que a Penha detenha o posto de segundo bairro mais antigo de São Paulo, perdendo apenas para Santo Amaro.

Publicidade

Com o tempo, a região foi se tornando cada vez mais movimentada, principalmente por estar localizada bem no caminho entre a região central de São Paulo, o Vale do Paraíba e o Rio de Janeiro.

Um ponto amarelo no horizonte

Além da Igreja Matriz, o bairro possui também outra construção-símbolo: a Basílica Nossa Senhora da Penha de França. Inaugurada em 1967, a “igreja amarelinha” pode ser vista de vários outros bairros da zona leste, já que possui torres que ultrapassam os 60 metros de altura.

+ Nordeste em SP: 8 lugares para experimentar sabores da região na capital paulista

Tags: história