Um pedacinho da Mata Atlântica em plena região do Morumbi, com mais de 142 mil metros quadrados de vegetação nativa. Estamos falando do Parque Alfredo Volpi, um dos tesouros que encontramos na Zona Oeste da capital! Inaugurado em 1966, ele oferece um respiro de natureza em meio à “selva de pedra”, com opções de lazer para toda a família.
Apesar de sua beleza e importância, o parque é pouco conhecido pela população, sendo um dos “cantinhos escondidos” que tanto adoramos aqui em no São Paulo Secreto. Portanto, se você deseja passar um dia em meio à natureza, mas não quer visitar os parques mais “baladados”, veio ao lugar certo. Conheça suas atrações a seguir!
Parque Alfredo Volpi: conheça este pedacinho de natureza na Zona Sul
Até o século 19, existia no terreno do atual parque uma grande fazenda produtora de chá. O local foi doado à prefeitura em 1949, e nos anos 1970, o Alfredo Volpi abriu as portas sob o nome ‘Bosque do Morumbi’.
Atualmente, o parque se tornou um refúgio natural em um dos bairros mais nobres da capital. Ao explorar suas áreas remanescentes da Mata Atlântica, os visitantes podem conhecer diversas espécies nativas de plantas e animais, inclusive preguiças super simpáticas que habitam por lá.
O local conta com áreas de piquenique, playground, equipamentos de ginástica e trilhas com até 1 quilômetro de extensão. Ou seja, é o local perfeito para fazer uma caminhada, um piquenique tranquilo com os amigos ou até mesmo um “ecoturismo” sem sair de São Paulo.
Além disso, o local recebe frequentemente atividades culturais e de entretenimento gratuitas. Como feiras de livros, aulas de yoga ou meditação, oficinas para crianças e mais. Para conferir a programação da semana, fique de olho neste perfil (não oficial) do parque.
Como conhecer?
O Parque Alfredo Volpi está na Rua Engenheiro Oscar Americano, 480, a menos de 1 quilômetro da Marginal Pinheiros. Ele está aberto diariamente das 06h às 18h, com entrada gratuita, com acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Não é permitido andar de bicicleta no parque, mas cachorros são bem-vindos na coleira.
A estação de metrô mais próxima é a Butantã, da Linha 4-Amarela, a cerca de 20 minutos de caminhada. Os visitantes também podem aproveitar um estacionamento gratuito no local.