Conhecer histórias de quem teve a coragem de deixar de lado a estabilidade da carteira assinada para empreender é sempre inspirador. Ainda mais se tratando de mulheres que, além do trabalho, precisam dar conta de toda a carga mental que é gerenciar uma casa, uma família e ainda dar conta da própria vida.
Por isso, esperamos que as histórias destas empreendedoras de São Paulo te motive a fazer aquilo que você ama.
Johanna Stein, fundadora da Livraria Gato sem Rabo
Em 2021, a Vila Buarque ganhou uma livraria única, sua proposta é reunir e vender apenas publicações femininas. A ideia por trás da Gato sem Rabo veio da frustração da dona, Johanna Stein, que percebia a dificuldade em encontrar obras de autoras femininas.
Em entrevista à Revista Esquinas, da Universidade Cásper Líbero, a empreendedora afirma ter sofrido preconceito com a ideia.
Existia essa ideia de que as mulheres não escreviam. Antes de a gente abrir, muitas pessoas duvidavam: ‘Mas será que não é limitar demais uma livraria só com autoras? Será que você vai conseguir encher uma livraria?’. A questão é que as mulheres escreveram muito, só precisávamos abrir o olhar para essa produção textual.”
A Livraria Gato sem Rabo funciona de terça a domingo, das 11h às 17h, e está localizada na Rua Amaral Gurgel 352.
Regina Paula, fundadora da Fioca Confeitaria Saudável
A chefe Regina Paula passou por cursos de confeitaria clássica e cozinha autoral para enriquecer seu repertório e moldar a essência das suas receitas: o resgate do bem-estar a partir da qualidade nutritiva e funcional dos ingredientes.
Ao abrir a cozinha da Fioca – seu apelido carinhoso dado pelo pai – optou por priorizar ingredientes orgânicos nos bolos, tortas e delícias salgadas. Afinal, uma das suas marcas está em criar opções low carb, veganas, sem trigo, açúcar e lactose.
Para provar, basta ir à Rua Barão de Tatuí, 555, de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Talitha Barros, fundadora do Conceição Discos & Comes
É impossível imaginar a chefe Thalita Barros em outro ambiente que não seja a cozinha do Conceição Discos & Comes, na Santa Cecília. Afinal, a cozinheira é apaixonada por aquilo que faz, e a prova disso é a comida impecável do restaurante.
Em post no Instagram, Thalita afirma:
Trabalhe com o que você ama e trabalhará como nunca na vida. Eu sou obcecada por meu trabalho. Meu plano de previdência é estar bem e trabalhando até meu último suspiro.”
No Conceição, além de desfrutar da gastronomia, o cliente ainda pode ouvir o melhor dos vinis que estão à venda por lá e, também, levar o seu disco para ouvir durante a refeição.
O espaço funciona de terça a sábado e, também, no último domingo do mês, das 12h às 17h. O endereço é Rua Imaculada Conceição, 151.
Vannini, fundadora da Shop V. Atelie
Aos 43 anos, a advogada Vannini decidiu mudar de ares e iniciar o seu próprio negócio no ramo da moda, inaugurando a Shop V. Atelie.
Comecei com a importação de peças em linho italiano. Tinha uma rotina mensal de viagens a Europa para garimpar peças especiais e estava no início de uma loja que parecia muito promissora.”
Com a chegada da Covid-19, ela se viu em uma situação completamente inesperada. Com as fronteiras fechadas, fornecedores sem produção e um estoque chegando ao fim, ela precisou se adaptar. Depois de pensar em várias alternativas, Vannini e o sócio resolveram apostar na produção local, confeccionando peças em malha num estilo comfy, quando o conforto virou a palavra da moda.
De 10 em 10 peças, fomos produzindo e vendendo. Criamos um Instagram e incansavelmente passamos a divulgar os produtos. O boca a boca começou a funcionar, o feedback positivo nos ajudou e a vontade de vencer a crise nos impulsiona. Aos poucos temos nos fortalecido e nos aprimorado. Com muito orgulho, essa é a nossa Shop V. Atelie.”
Patrícia Aloi, fundadora da Roda Gigante Brinquedos
Mulher, mãe, filha, irmã, amiga, feminista e publicitária. É assim que Patrícia se define aos 39 anos. Mas para além de tudo isso, ela é também a cabeça por trás da Roda Gigante Brinquedos. Junto com a maternidade, aos 30, veio o sonho de não voltar a trabalhar em agências de publicidade. Adepta da criação com apego, transformou a criação da filha em seu trabalho a tempo integral enquanto buscava uma nova paixão profissional.
Foi então que conheci o universo maravilhoso dos brinquedos educativos, e resolvi mergulhar de cabeça! Um caminho sem volta, envolvente e cheio de amor! Assim nasceu a Roda Gigante Brinquedos.”
Para ela, a união entre as mulheres é essencial para a criação de uma rede de apoio, que permita que todas consigam encontrar o seu caminho e ainda dar conta de tudo.
A gente sabe que é muito difícil dar conta de tudo. Todas as mães do Brasil provavelmente vão concordar: é maravilhoso e super difícil. Por isso, acredito tanto que temos que nos unir e termos essa rede de apoio. Afinal não é a toa que nosso primeiro nome é RODA.”
Bianca, fundadora da Kuma Store
A Bianca tem 34 anos e, desde 2016, é a responsável pelas pelúcias da Kuma Store. A loja nasceu com o desejo de resgatar o ato divertido e delicado de presentear com pelúcias, missão essa que ela garante já ter rendido muitas histórias bonitas. Com a ajuda e apoio do namorado, começou a vender pelúcias através das redes sociais e do site.
Trabalhar com Pelúcias é incrível, pois lidamos com as sensações e sentimentos das pessoas quando decidem presentear desse modo. Como nossa lojinha é pequena, vivemos todos os processos da venda e muitas vezes, nós mesmos levamos os pedidos aos seus destinos. E na realidade, eu acredito ser uma vantagem isso, pois presenciamos momentos emocionantes que nos fazem ver que estamos no caminho certo.”
Bianca que já se emocionou com crianças recebendo suas pelúcias, teve a chance de transformar amor em presente em datas especiais e, durante a pandemia, pôde aproximar pessoas. Para ela, o mais significativo sobre a sua marca é que não se trata apenas de vender pelúcias.
É o sentimento que se transfere quando se presenteia com algo tão pessoal, com algo tão simples, mas que cria laços que vão desde a infância, carregam histórias de amor e enchem a vida de alegria.”