Conhecer histórias de mulheres empreendedoras de São Paulo é sempre inspirador. Afinal, além de deixar de lado a estabilidade da carteira assinada, precisam dar conta de toda a carga mental que é gerenciar uma casa, uma família e ainda dar conta da própria vida.
Por isso, neste mês da Mulher, esperamos que as trajetórias destas mulheres empreendedoras de São Paulo te motivem a fazer aquilo que você ama.
Mulheres empreendedoras de São Paulo
Lígia Prestes, da Comidah!
Lígia viu no período pós-pandemia a oportunidade de empreender, ao iniciar um mestrado em nutrição. Na altura, fundou a agência Comidah!, especializada em relações públicas para a gastronomia, que hoje atende mais de 40 estabelecimentos em São Paulo.
A empreendedora destaca que “o começo foi muito desafiador, pois empreendedor é mais que só ter clientes. É ter bom relacionamento com o público indoor e outdoor.” Agora, ela se prepara para expandir seus serviços para além de São Paulo.
Maria Fernanda, do Ateliê Beija-Flor da Alma
Essa empreendedora, que cresceu ajudando a avó na cozinha de seus patrões, desenvolveu uma paixão pela cerâmica ao admirar as louças finas. Após um curso de cerâmica, ela começou a vender suas peças na Avenida Paulista e nunca mais parou.
Com o sucesso de suas criações, que alcançaram restaurantes e celebridades, ela decidiu compartilhar seu conhecimento ensinando outras mulheres. Hoje, possui um ateliê onde oferece aulas e um espaço para que suas alunas divulguem seus trabalhos, mantendo um ambiente de liberdade artística. Como ela menciona, “Tudo isso é só o começo,” refletindo sua visão de futuro e crescimento contínuo.
📍Rua Mirante, 171 – Jardim São Paulo
Johanna Stein, fundadora da Livraria Gato sem Rabo
Em 2021, a Vila Buarque ganhou uma livraria única, sua proposta é reunir e vender apenas publicações femininas. A ideia por trás da Gato sem Rabo veio da frustração da dona, Johanna Stein, que percebia a dificuldade em encontrar obras de autoras femininas.
Em entrevista à Revista Esquinas, da Universidade Cásper Líbero, a empreendedora afirma ter sofrido preconceito com a ideia. Afinal, segundo ela, “existia essa ideia de que as mulheres não escreviam”. Hoje, ela prova que há muitas autoras com títulos publicados apenas à espera de serem lidas.
📍Rua Amaral Gurgel, 352 – Vila Buarque
Giovanna Grossi, do Animus e Casa da Esquina
Giovanna Grossi é uma empreendedora e chef brasileira que se destacou ao ser a primeira mulher a representar o Brasil na final do Bocuse d’Or, em Lyon, aos 23 anos. Ela descreve sua jornada como uma “paixão à primeira receita” após seguir o conselho do pai de estudar gastronomia.
Atualmente, a chef comanda seu restaurante Animus, com foco em vegetais; e A Casa da Esquina, um bar de coquetéis. Como ela menciona, “Hoje, não me vejo longe das panelas,” refletindo sua dedicação à culinária.
📍 Rua Vupabussu, 347 e 329 – Pinheiros
Isabela Honda, da Joya Boulangerie
A chef iniciou sua carreira culinária de forma casual, fazendo bolinhos que rapidamente se tornaram populares entre seus amigos. Após cursar arquitetura por três anos, percebeu que a cozinha era sua verdadeira paixão e decidiu mudar de rumo.
Então, Isabela decidiu estudar gastronomia no Senac e participou de cursos adicionais para aprimorar suas habilidades. Com experiência em várias cozinhas, ela finalmente decidiu investir em seu próprio negócio, seguindo seu sonho de empreender na culinária.
📍 Rua Fradique Coutinho, 1406 – Pinheiros
Regina Paula, da Fioca Confeitaria Saudável
A chefe Regina Paula passou por cursos de confeitaria clássica e cozinha autoral para enriquecer seu repertório e moldar a essência das suas receitas: o resgate do bem-estar a partir da qualidade nutritiva e funcional dos ingredientes.
Ao abrir a cozinha da Fioca – seu apelido carinhoso dado pelo pai – optou por priorizar ingredientes orgânicos nos bolos, tortas e delícias salgadas. Afinal, uma das suas marcas está em criar opções low carb, veganas, sem trigo, açúcar e lactose.
📍Rua Barão de Tatuí, 555 – Santa Cecília
Talitha Barros, da Conceição Discos & Comes
É impossível imaginar a chefe Thalita Barros em outro ambiente que não seja a cozinha do Conceição Discos & Comes, na Santa Cecília. Afinal, a cozinheira é apaixonada por aquilo que faz, e a prova disso é a comida impecável do restaurante.
Em post no Instagram, Thalita afirma: “Trabalhe com o que você ama e trabalhará como nunca na vida. Eu sou obcecada por meu trabalho. Meu plano de previdência é estar bem e trabalhando até meu último suspiro.” No Conceição, além de desfrutar da gastronomia, o cliente ainda pode ouvir o melhor dos vinis que estão à venda por lá e, também, levar o seu disco para ouvir durante a refeição.
📍 Rua Imaculada Conceição, 151 – Santa Cecília
Patrícia Aloi, da Roda Gigante Brinquedos
Mulher, mãe, filha, irmã, amiga, feminista e publicitária. É assim que Patrícia se define. Mas para além de tudo isso, ela é também a cabeça por trás da Roda Gigante Brinquedos. Junto com a maternidade, aos 30, veio o sonho de não voltar a trabalhar em agências de publicidade.
Adepta da criação com apego, transformou a criação da filha em seu trabalho a tempo integral enquanto buscava uma nova paixão profissional. “Foi então que conheci o universo maravilhoso dos brinquedos educativos, e resolvi mergulhar de cabeça! Um caminho sem volta, envolvente e cheio de amor! Assim nasceu a Roda Gigante Brinquedos.”
📍 Rua Desembargador do Vale, 197 – Perdizes
Bianca, da Kuma Store
Desde 2016, a Bianca é a responsável pelas pelúcias da Kuma Store. A loja nasceu com o desejo de resgatar o ato divertido e delicado de presentear com pelúcias, missão essa que ela garante já ter rendido muitas histórias bonitas.
Com a ajuda e apoio do namorado, começou a vender pelúcias através das redes sociais e do site. “Trabalhar com Pelúcias é incrível, pois lidamos com as sensações e sentimentos das pessoas quando decidem presentear desse modo”, contou.