×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Nova mostra da Japan House remonta a pequena ilha de Inujima

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

Exposição Simbiose na Japan House SP
Inujima é uma ilha de apenas 0,54 km² localizada no Mar Interior de Seto, no Japão. Lá, está uma comunidade com aproximadamente 30 casas, a maior parte com moradores da terceira idade, que teve seu espaço tomado por arte e arquitetura. A nova exposição da Japan House que começa nesta terça, dia 30, apresenta exatamente o retrato deste local que mistura passado e presente em todos os lados.
Como o próprio nome da exposição aponta, a simbiose se dá pela convivência harmônica e mutuamente benéfica entre diferentes organismos – o passado e o contemporâneo, o meio ambiente e a ação humana, moradores e visitantes dessa ilha única.
Através de obras de arte, fotos, vídeos e depoimentos de moradores de Inujima, o visitante explora o ambiente da ilha. Além disso, a exposição conta também com uma grande representação arquitetônica do espaço geográfico da ilha, famosa por suas pedreiras.
A mostra por ser vista de terça a domingo, entre às 9h e às 19h, gratuitamente. É possível reservar os ingressos antecipadamente através do site da Japan House.

Revitalização Cultural de Inujima

Hoje, em meio às pequenas casas tradicionais japonesas que restaram após uma crise na atividade econômica e a evasão de habitantes, é possível encontrar obras de arte e arquitetura, quase como se a ilha fosse um museu a céu aberto.

Isso porque desde 2010, o projeto Inujima “Art House Project” promove a revitalização cultural do local, com intervenções gradativas e de pequena escala, sempre em harmonia com a natureza e com a comunidade local.

Cultura O Que Fazer