
Se você está fugindo da folia, uma boa ideia é visitar as praias desertas de SP. Incrustadas em plena natureza, elas oferecem um dia de tranquilidade e sossego, onde você não precisa se preocupar com faixa de areia lotada ou caixas de som inconvenientes.
Assim, trazemos agora um guia com praias pouco movimentadas de São Paulo, para quem quer aproveitar o litoral com nada além de paz, sombra e água fresca. Mas lembre-se: por serem desertas, essas praias não contam com quiosques e nenhum outro tipo de infraestrutura. Então leve comida, água, repelente e qualquer outro suprimento que precisar para passar o dia, ok?

Praias desertas em SP: 6 opções para relaxar no litoral
Praia Brava (São Sebastião)
Para quem quer desbravar o litoral norte, esta praia é uma boa opção. Sua orla está cercada de natureza e não há comércio por lá, o que traz um clima de paraíso tropical quase intocado para o local. O acesso se dá por uma trilha de aproximadamente 40 minutos, de dificuldade moderada, o que contribui para que ela não receba muitos visitantes. Mas a caminhada vale a pena: as águas são cristalinas e há uma cachoeira de água doce à beira da praia.
Só é preciso ficar atento ao mar: as ondas são fortes e não há salva-vidas no local.
🚘 138 km de São Paulo
Praia do Sangava
Para quem não tem muito tempo, vale visitar a Praia do Sangava, no Guarujá. A cerca de 1h30 de SP, o local preserva a paisagem original e tem águas claríssimas, assim como areia fofa. Para conhecer, você pode pegar um barco em Santos ou fazer uma trilha de 800 metros (com intensidade média).
🚘 98 km de São Paulo
Praia do Bonete (Ilhabela)
O Bonete é uma comunidade caiçara do litoral norte de SP, que também possui uma das melhores praias desertas do estado. Suas águas são cristalinas, cor de esmeralda, e a vegetação nativa que circunda a orla criam a paisagem perfeita. Para visitá-la, é preciso fazer uma trilha de 12 quilômetros ou pegar um barco até lá.
🚘 210 km de São Paulo
Praia do Arpoador (Peruíbe)
Quando falamos em Praia do Arpoador, a maior parte das pessoas pensa no Rio de Janeiro. Mas você sabia que também existe uma aqui em São Paulo? Localizada no Parque Estadual do Itinguçu, a praia mantém sua natureza intocada e permite uma experiência verdadeiramente selvagem aos banhistas. O acesso se dá apenas por barco ou trilhas guiadas.
🚘 149 km de São Paulo
Praia de Calhetas (São Sebastião)
Localizada entre as praias de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande, Calhetas é um dos paraísos incrustados no litoral norte de SP. As águas são claras e cristalinas, enquanto a orla conta com faixa de areia e pedras que compõem a paisagem. Também vale destacar todo o tapete verde ao redor, que cria uma vista indescritível.
O acesso à Praia de Calhetas se dá por uma propriedade privada, mas a praia é pública e qualquer um pode visitar.
🚘 192 km de São Paulo
Praia Caramborê (Peruíbe)
Por fim, esta é uma das praias desertas mais raiz de SP, completamente isolada de qualquer agitação. Localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins, ela guarda um refúgio intocado de Mata Atlântica, com flora exuberante e paisagem paradisíaca.
🚘 162 km de São Paulo