
A Praia do Sangava é uma das mais bonitas, e ainda assim pouco conhecidas, do litoral de SP. Localizada no Guarujá, a apenas 100 quilômetros da capital, ela é uma das praias quase desertas da cidade, atraindo banhistas em busca de privacidade e relaxamento.
Se você quer curtir à beira mar sem se preocupar com areia lotada ou música alta, pode ser uma boa opção para você. Mas como ela não é tão divulgada quanto outras da cidade, é importante conferir com antecedência como chegar lá e o que levar durante a sua visita.
Assim, trazemos a seguir tudo o que precisa saber para explorar esse tesouro paulista. Aproveite as dicas e conheça um dos cantinhos escondidos mais bonitos do estado de São Paulo!
Praia do Sangava: refúgio de natureza na Baixada Santista
Incrustada em plena Mata Atlântica, a praia guarda um visual selvagem e intocado, com bastante vegetação e belezas naturais. Suas areias são fofas e claras, rodeadas com pedras gigantes que compõem o visual paradisíaco.
O mar, cujas águas cristalinas encantam turistas e moradores, costuma ser calmo e garante um banho relaxante. Mas também é ideal para quem gosta de mergulho, já que possui uma belíssima caverna submersa, onde você pode observar corais e peixinhos que moram nas profundezas.
Mas se você prefere ficar no raso, não tem problema. As piscinas naturais da Praia do Sangava te permitem nadar com ainda mais tranquilidade, aproveitando o ambiente sem sair da zona de conforto.
Como chegar nesta praia deserta de SP?
Um dos motivos pelos quais a praia não recebe tantos banhistas é pelo seu acesso. Para conhecê-la, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 800 metros, de intensidade média. Há muitas subidas e degraus, de forma que não se recomenda visitar com idosos ou crianças.
Também é possível pegar um barco na Ponta da Praia, em Santos, que te deixará na Praia do Sangava. Você pode combinar a sua volta diretamente com os marinheiros, durante a ida até lá.
Por fim, outra dica de ouro: leve água, comida, repelente e qualquer outro suprimento necessário. Por ser deserta, a praia não possui qualquer infraestrutura, sem quiosques nem vendedores ambulantes. Assim, é preciso levar tudo o que for precisar para passar o dia. E não se recolher o lixo na hora de voltar para casa, hein?