
Atualmente, São Paulo conta com muitas opções de turismo náutico: desde cruzeiro pelo Rio Tietê até pesca esportiva na maior plataforma de pesca da América Latina. O que poucos sabem, porém, é que o estado também oferece outra modalidade curiosa: turismo subaquático.
Uma opção é fazer um mergulho no litoral, é claro. Mas esse tipo de atração busca explorar não apenas corais e espécies de peixes, mas cidades submersas e até navios naufragados.
Ao fim de 2024, o governo de São Paulo anunciou que investirá R$ 50 milhões nas atrações de turismo submerso. Ou seja, pode-se esperar que esse tipo de visita ficará cada vez mais famosa por aqui, permitindo aos visitantes explorar as profundezas dos rios paulistas. Ficou curioso para conhecer? Confira a seguir três cidades de SP que contam com turismo debaixo d’água!
Turismo debaixo d’água: 3 cidades com atrações subaquáticas em SP
Rifaina
A cidade está a 46o quilômetros de São Paulo, na divisa com Minas Gerais. Em 1971, parte da cidade foi alagada para receber a Represa de Jaguara, no Rio Grande. Assim, mergulhadores e entusiastas do turismo subaquático visitam a cidade para conhecer suas construções submersas, que vão desde casas até pontes e olarias.
Itapura
Esta pequena cidade de cinco mil habitantes está na divisa com o Mato Grosso do Sul, a 670 quilômetros da capital. Banhada pelo Rio Tietê e o Rio Paraná, ela esconde duas atrações de turismo náutico em São Paulo.
Em 1968, a Usina Hidrelétrica de Jupiá fez com que a cidade fosse submersa pelas águas do Tietê. Atualmente, é possível fazer mergulho para visitar as ruínas debaixo d’água, que contam com casas e até uma antiga pequena hidrelétrica, que está praticamente intacta.
Além disso, Itapura guarda outro segredo: um náufrago de mais de 100 anos! Durante a Guerra do Paraguai, em 1860, o imperador Dom Pedro II comprou o navio militar Tamandathay, que naufragou no Tietê em 1883. Ele está a 20 metros de profundidade, de forma que turistas podem mergulhar para conhecer de perto as ruínas do Tamandathay.
Presidente Epitácio
Por fim, temos Presidente Epitácio como destino de turismo submerso, a 641 quilômetros de São Paulo. A cidade está às margens do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e tem pontos de mergulho para observar naufrágios.
Em frente ao píer da cidade estão três navios afundados, das décadas de 1960 até 1980. Feitos com madeira de lei, eles estão a até 15 metros de profundidade, sendo opção para mergulhadores mais experientes.