
Apesar de as ferrovias não serem tão movimentadas hoje em dia quanto já foram no passado, ainda há muitas viagens de trem que resistem em São Paulo. Uma das mais populares é a Maria Fumaça de Campinas – Jaguariúna, que oferece um passeio encantador pelo interior do estado! É uma experiência imperdível, que nos permite saborear os tempos áureos das ferrovias enquanto apreciamos paisagens históricas e pitorescas.
A dica do dia, portanto, é tirar um fim de semana para apreciar essa viagem bucólica, em uma locomotiva de mais de 100 anos. O melhor é que você nem precisa se distanciar tanto da capital: Campinas está a apenas 104 quilômetros de São Paulo, ou 1h30 na estrada. Vamos conhecer?

Conheça a Maria Fumaça de Campinas – Jaguariúna!
As viagens sob trilhos e os famosos apitos dos trens a vapor parecem lembranças de um tempo muito distante. Graças à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), porém, você pode fazer um mergulho nesse passado pitoresco, em uma viagem de aproximadamente 25 quilômetros em Maria Fumaça.
Os trilhos, que antigamente escoavam toneladas de café até o porto de Santos, hoje em dia dão vida a um passeio lúdico para toda a família, que nos permite experimentar o gostinho de viajar de trem. As locomotivas, com mais de 100 anos de idade, passaram por reformas que deixaram seus vagões novíssimos, permitindo uma experiência bastante confortável.

Faça um passeio de trem completo, com refeições a bordo
O passeio de Maria Fumaça Campinas-Jaguariúna dura em média 3h30, com opção de saída de ambas as cidades. Além de passar por paisagens belíssimas, com casinhas coloniais, paisagens rurais e pontes centenárias, você pode ainda fazer refeições a bordo!
Afinal, a Maria Fumaça tem tanto passeios simples, quanto passeios completos com café da manhã ou happy hour no vagão, além de opção com almoço nas estações. Os valores partem de R$80, e estão disponíveis para compra no site.
