
Se você gosta de observar fenômenos astronômicos, olhe para cima nesta noite. Assim, poderá conferir a lua cheia de junho, também conhecida como Lua de Morango, que transformará o céu em uma verdadeira obra-prima! O satélite aparecerá na noite desta terça, dia 10, e terá seu auge por volta das 4h46 da madrugada de quarta, dia 11.
O fenômeno ficará mais visível no hemisfério norte, mas isso não significa que não conseguiremos contemplá-la aqui no sul. A Lua de Morango também surgirá no céu brasileiro, e você não precisará de muita coisa para apreciá-la. Confira!

Lua de Morango será ainda mais especial em 2025!
Ao ouvir falar da Lua de Morango, muitas pessoas imaginam que o satélite aparecerá avermelhado no céu. Mas o nome não vem da cor, e sim de uma tradição dos indígenas norte-americanos. Junho coincide com o fim da primavera no hemisfério norte, período em que os nativos faziam a colheita dos morangos. Assim, a lua cheia de junho foi nomeada em homenagem à fruta.
Neste ano, o evento coincide com a grande paralisação lunar, que faz a lua parecer muito mais alta no céu do hemisfério sul. O fenômeno é raro e só ocorre a cada 18 anos e 6 meses, de forma que não veremos a lua tão alta até 2043.
A junção dos dois fenômenos causará um evento astronômico sem igual, ainda mais impressionante do que as belas luas cheias que decoram o céu paulistano.

Como assistir à lua cheia de junho?
A primeira coisa para observar a Lua de Morango é céu limpo. O próximo passo é buscar um lugar com o mínimo de luzes o possível, já que locais muito iluminados podem ofuscar o brilho da lua. Se puder, procure também um lugar alto, com boa visibilidade do horizonte, sem prédios altos bloqueando a visão.