Você já visitou a sede da Livraria Cultura no Conjunto Nacional? O local se consagrou como um espaço cultural encantador em meio à Avenida Paulista e era um ícone paulistano por conta de seu tamanho, arquitetura e variedade de livros. Mas, no último mês, a varejista Magazine Luiza anunciou que abrirá uma loja conceito onde operava a livraria, ainda sem data de inauguração.
A notícia surpreendeu diversos paulistanos, que tinham a Cultura como ponto de encontro na avenida mais querida de São Paulo. Agora, a varejista deve reunir todas as marcas do grupo no enorme espaço. Elas são: Magazine Luiza, Netshoes, KaBuM! e Época Cosméticos.
Entenda os motivos do fechamento
A Livraria Cultura do Conjunto Nacional encerrou as atividades em abril deste ano. Conforme noticiou o G1, a motivação foi uma grande dívida de aluguel de R$ 15 milhões, entrando em recuperação judicial. Assim, após anos de ocupação cultural, o espaço passará a ser uma das sedes da gigante varejista.
Agora, a Cultura pretende abrir uma nova unidade em Higienópolis, em um casarão histórico. Continuando seu legado de dar vida à lugares icônicos na cidade. Após o fechamento no Conjunto Nacional, eles também anunciaram a abertura de uma unidade em Pinheiros.
O que vai acontecer com o Teatro Eva Hertz?
Uma das grandes preocupações após o anúncio do grupo varejista era sobre a permanência do teatro Eva Hertz, um espaço cultural com programação diversificada e que atua há quase 15 anos. Segundo o Magazine Luiza, os espaços culturais do conjunto serão mantidos, preservando a importância histórica do local.
Então, podemos esperar que o teatro integre a megaloja e, mesmo com a mudança do espaço, ainda haverá atividades culturais acontecendo por lá.