São Paulo tem cidades especialistas em tudo quanto é tipo de coisa, para todos os gostos: capital do morango, do calçado, da aventura… Mas a mais inusitada de todas está para ser a capital do Lobisomem. Não, você não leu errado! A pequena cidade de Joanópolis, a pouco mais de 100 quilômetros de SP, é conhecida por ser o “lar” do famoso (e temido) homem-lobo.
Apesar de passar despercebido por muitos, o destino é uma ótima opção para quem busca dar uma escapadinha para o interior. Afinal (além das chances de conhecer essa lendária criatura), Joanópolis é um destino que reúne diversas opções de ecoturismo, com cachoeiras, trilhas e esportes radicais. Vamos conhecer?
O que fazer em Joanópolis (SP)?
O grande diferencial da cidade em termos de natureza é a Cachoeira dos Pretos. Com 154 metros de altura, ela é a segunda maior do estado de São Paulo, oferecendo uma vista deslumbrante. Além disso, o local dispõe de esportes como rafting, caiaque e boia-cross, para os amantes de adrenalina. O acesso se dá por uma trilha de fácil acesso, e há um restaurante no local que, vez e outra, recebe visitas do famoso lobisomem.
Mas se você quer ainda mais opções, a Serra do Lopo é o lugar perfeito para praticar trekking, rapel, mountain bike e asa-delta. É nesta serra também que está o Gigante Adormecido, morro com mais de 1700 metros de altura que lembra a silhueta de um homem deitado.
Por fim, Joanópolis está quase na divisa com Minas Gerais. Essa proximidade faz com que os turistas possam experimentar a gastronomia tradicional mineira por lá, com queijos, cachaças e comidinhas caseiras!
Mas afinal, por que Joanópolis é a capital do Lobisomem?
Essa história de que Joanópolis é o lar de uma das criaturas mais conhecidas do folclore vem de muito tempo atrás, na fundação da cidade. Diz a lenda que um dos primeiros moradores do local, Anselmo Caparica, era um lobisomem.
Em entrevista para o G1, Valter Cassalho, presidente da Associação dos Criadores de Lobisomem, afirma que Caparica era “alto, usava uma capa e tinha o costume de andar a noite”, o que reforçou a ideia no imaginário popular.
Muitos moradores da cidade afirmam já ter visto a criatura por lá, perseguindo pessoas e roubando galinhas. Se eles realmente “moram” por lá, nós não sabemos. Mas de qualquer forma, os lobisomens se tornaram hoje um símbolo de Joanópolis, sendo uma das maiores atrações locais. Quem sabe você não encontra algum durante a sua visita?