Após a inauguração de seu edifício-anexo, em março, o MASP acaba de divulgar outra novidade. Trata-se da instalação interativa “Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros” que ocupará o vão-livre do museu!
Com 15 metros de comprimento, a obra já passou por países como França e Arábia Saudita, e chegará a São Paulo nesta quinta, dia 10. A visitação será gratuita, todos os dias, das 10h às 11h. O objetivo é transformar o vão-livre em um playground a céu aberto, incentivando os visitantes a cooperar uns com os outros para obterem sucesso na brincadeira.
O Outro, Eu e os Outros, 2023, vista da exposição, Noor Riyadh Festival, Arábia Saudita.
Foto: Mohammed Bu Hasan
Cortesia de Noor Riyadh e Havas
“O Outro, Eu e os Outros”: confira a nova instalação interativa no MASP
A instalação no MASP conta com grandes gangorras que se inclinam a partir do deslocamento dos visitantes. Quando apenas uma pessoa caminha pela plataforma, o movimento é quase mínimo. Mas quando várias sobem, ela pende para um lado ou para outro, de acordo com o caminhar do coletivo.
Apesar de lúdica, a obra traz reflexões profundas acerca das relações entre indíviduos e sociedade. Afinal, para alcançar o equilíbrio, é preciso da colaboração do coletivo! Assim, o vão do MASP será palco de uma experiência sensorial e divertida, incentivando os visitantes a interagir entre si.
“O Outro, Eu e os Outros” é do colombiano radicado em Paris Iván Argote. Além de produzir filmes, fotografias e performances, o artista realiza grandes instalações que ocupam os espaços públicos, refletindo sobre a relação entre indivíduo, sociedade e espaços públicos.
O Outro, Eu e os Outros, 2024, vista da exposição, Bienal de Lyon, França
Iván Argote. Cortesia do artista
Muito mais atrações no vão-livre do MASP!
Durante a construção do edifício principal do MASP, a arquiteta Lina Bo Bardi projetou o vão-livre para ser uma praça aberta. Assim, o espaço receberia eventos, encontros e manifestações culturais.
Em 2024, a prefeitura de São Paulo — que administrava o local até então — concedeu o espaço para a administração do MASP, que poderá definir a programação no local pelos próximos 20 anos.
Assim, a instalação interativa de Iván Argote é apenas a primeira em uma série de eventos, exposições, manifestações e apresentações que ocuparão o vão-livre do MASP nos próximos tempos. Mal podemos esperar!