Ter um bicho de estimação em casa é saber que, cedo ou tarde, teremos que mexer nas economias para arcar com despesas veterinárias. No entanto, nem todo mundo tem condições de bancar consultas regulares ou um eventual tratamento mais caro para seu pet.
Por isso, a prefeitura de São Paulo oferece atendimento clínico e cirúrgico gratuito em quatro hospitais veterinários públicos, localizados nas zonas leste, norte, sul e oeste.
O atendimento é exclusivo para moradores da cidade, preferencialmente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima ou equivalentes.
De segunda a sexta, das 7h às 17h, são atendidos todos os casos de urgência e emergência, sem necessidade de senha. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada.
Para dar início ao atendimento, o tutor deve apresentar:
- documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
- comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;
- Registro Geral do Animal (RGA);
- comprovante de programa social, se houver.
Entre as especialidades dos hospitais estão: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
Saiba mais sobre cada um dos hospitais veterinários espalhados por São Paulo:
Unidade Zona Leste
Em funcionamento desde 2012, é o primeiro hospital veterinário público do país. Atualmente, limita o atendimento a 30 senhas diárias, que começam a ser distribuídas às 7h.
Onde: Avenida Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz – Tatuapé
Unidade Zona Norte
Atende os 15 primeiros tutores que chegarem à unidade, e também abre às 7h.
Onde: Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde
Unidade Zona Sul
A mais recente unidade funciona desde agosto de 2020, com limite de atendimento a 28 senhas diárias.
Onde: Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba
Unidade Zona Oeste
A unidade mais recente fica no bairro do Butantã e funciona desde junho de 2022. O local tem capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês.
Onde: Avenida Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã