Associação foi criada ainda no século XIX por imigrantes italianos.
Bastante populares em décadas passadas, os clubes de convivência têm papel importante na memória afetiva de muitos paulistanos. Na capital, um dos mais tradicionais é o Clube Esperia.
+ 10 lugares icônicos de São Paulo antes e depois
Sua fundação data de 1899, quando sete jovens italianos começaram a praticar remo no Rio Tietê. Ainda limpíssimo, o local era bastante frequentado por esportistas e famílias, que faziam piqueniques sentadas às margens do rio.
Estava fundada, então, a Club Esperia Societá Italiana di Canottieri (Sociedade Italiana de Remadores, em português). A princípio, o grupo de imigrantes alugou uma chácara na margem esquerda do Tietê, que serviu de sede para os primeiros anos da novíssima empreitada.
Contudo, em 1903, a associação se mudou para o outro lado do rio, onde permanece até hoje. Na época, foi necessário comprar uma carroça e um burro para aterrar o rio, que constantemente enchia, inundando o clube.
Democratização do espaço e sucesso financeiro
Com o passar do tempo, a associação foi ficando mais democrática: já não reunia só italianos. Mudou de nome para Associação Desportiva Floresta, mas acabou rebatizada com o nome original. Então, nos anos 1970, chegou ao auge com mais de 20 mil associados, que se dividiam nas mais variadas práticas esportivas.
Adeus ao Tietê
Com a construção da Marginal Tietê, as competições de remo tiveram de ser realocadas. Por isso, todas as atividades da modalidade passaram a acontecer na Raia Olímpica da USP.
Anos mais tarde, em 1999, o Departamento de Remo do Esperia realizou uma última regata no Tietê. Com equipamentos próprios para não correrem risco de contaminação pelas águas já sujas do rio, as equipes se aventuraram em um percurso de 250 metros.
Esperia hoje
Mais de 110 anos depois de sua fundação, o Clube Esperia continua a operar. Com espaço de 80 mil metros quadrados, oferece academias, quadras poliesportivas, piscinas, pistas de atletismo, brinquedoteca e biblioteca. Além disso, arco e flecha, atletismo, futebol, ginástica rítmica, tênis, voleibol e natação estão entre as modalidades que lá são praticadas.
Onde: Avenida Santos Dumont, 1313 – Santana