
Além de uma das cidades mais famosas do litoral paulista, o Guarujá acaba de entrar também para o ranking das mais seguras do Brasil. Os dados são do Connected Smart Cities 2024, que avaliou 656 cidades para chegar aos resultados.
O município está em 12º lugar no quesito Segurança, a frente de outras cidades da região, como Santos, Praia Grande, São Sebastião e Itanhaém. Assim, podemos dizer que o Guarujá é, estatisticamente, a cidade mais segura do litoral de São Paulo.
Por que o Guarujá se destaca na segurança?
O ranking leva uma série de indicadores em consideração na hora de decidir os resultados. Dentre eles monitoramento de áreas de risco, taxa de homicídios, investimentos municipais com segurança e afins. O maior peso vai para o indicador de homicídios, e por fim, as análises de cada dado se somam para dar uma nota de 1 a 5.
O Guarujá levou a nota de 4,217, ou seja, 84% do total. Para a Prefeitura do município, isso se dá pelos investimentos em capacitação especializada da Guarda Municipal e na reativação do sistema de monitoramento por câmeras.
Das 15 cidades mais seguras do Brasil, um terço está em São Paulo
Outro dado relevante é o destaque do estado de São Paulo no Connected Smart Cities. Ao averiguar o indicador Segurança, percebemos a grande presença de cidades paulistas nas melhores colocadas.
Aliás, o título de cidade mais segura do país ficou para Santana de Paranaíba, no interior do estado. Além disso, a capital aparece em 5º lugar, a mais bem colocada dentre municípios acima de 500 mil habitantes, seguida de São Caetano do Sul. Outro destaque é Artur Nogueira, na Região Metropolitana de Campinas, que ocupa o 10º lugar.