×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Guias Secretos

Você sabia que São Paulo tem um Museu do Crime?

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Museu do crime da Polícia Civil

Instituição reúne documentos sobre alguns dos casos mais importantes ocorridos na cidade.

São Paulo tem museus para todos os gostos, incluindo um que vai agradar fãs de romances policiais. Afinal, você sabia que São Paulo tem um Museu do Crime?

+ 8 museus e centros culturais poucos conhecidos de São Paulo

Museu da Polícia Civil, também conhecido como Museu do Crime, é uma instituição pública localizada na Cidade Universitária, no bairro Butantã, zona Oeste da cidade de São Paulo. Além disso, há também objetos antigos usados pela força policial no século passado, incluindo revólveres.

O acervo do museu apresenta objetos típicos utilizados pelos policiais civis no passado, assim como diversos tipos de armas – desde as domésticas, como a faca, até metralhadoras – usadas muitas vezes em crimes. Além de tais objetos, os documentos e fotos preservados sobre a trajetória da história policial também são encontrados no museu. Todos os instrumentos apresentados visam o aprofundamento diante dos estudos de investigações policiais e crimes cometidos que marcaram o país.

Casos famosos como o Crime da Mala, Chico Picadinho e o Maníaco do Parque também compõem o acervo do local, que apresenta aproximadamente 3.000 itens, entre fotos, documentos, armas, drogas, máquinas de azar, móveis e também armas usadas em crimes.

Publicidade

O nome

Até meados de 2005, o local era chamado de Museu do Crime. Suas origens vêm dos anos 20, quando peças do cotidiano eram expostas em armários nas salas de aula da Escola de Polícia e serviam como ilustração às aulas ministradas. Em 2005, foi assinado decreto criando oficialmente o Museu da Polícia Civil.

Com entrada totalmente gratuita, o Museu do Crime fica aberto de terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

Onde: Praça Reynaldo Porchat, 219 – Cidade Universitária

+ 10 museus e espaços culturais em SP para visitar sem gastar nada