×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Faculdade de Direito da USP: quase dois séculos de história

By Giulia Trecco

faculdade de direito da usp são paulo

Você sabia que o curso foi criado após decreto de Dom Pedro I?

Um dos cursos mais respeitados em todo o Brasil é, sem dúvida alguma, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Localizada no centro da cidade há quase dois séculos, a instituição surgiu pouco depois do Brasil conquistar a independência.

+ Independência do Brasil: lugares e monumentos que contam a história do 7 de Setembro em São Paulo

A ideia de criar cursos jurídicos no país começou a ser difundida na década de 1820. Até então, quem desejava estudar direito tinha que fazê-lo em cidades como Coimbra, em Portugal.

Em 1827, Dom Pedro I assinou um decreto imperial que criava dois “Cursos de Sciencias Jurídicas e Sociaes” no Brasil: um em São Paulo, outro em Olinda, Pernambuco. O documento previa o grau de bacharel para aqueles que concluíssem o ensino por cinco anos.

O local escolhido para sediar o curso na capital paulista foi um prédio do estilo barroco do século XVII, onde funcionava até então um convento franciscano. Chamado simplesmente de “curso jurídico”, teve sua aula inaugural no dia 1º de março de 1828.

Com o passar do tempo, mudou de nome para “Academia de Direito do Largo de São Francisco” e, em 1854, para “Faculdade de Direito da Cidade de São Paulo”. Em 1934, é incorporada por Getúlio Vargas à recém-criada Universidade de São Paulo.

Publicidade

Novo prédio

A fachada do antigo convento precisou ser reformulada em 1884, após um incêndio atingir a faculdade. Décadas depois, iniciou-se a construção de um novo prédio, este assinado pelo engenheiro e arquiteto Ricardo Severo. Entregue em 1941, a estrutura apresenta uma mistura dos estilos neocolonial e barroco.

O local acabou ficando apertado em 1973, com a criação dos cursos de pós-graduação. Dirigentes até cogitaram a transferência do campus para a Cidade Universitária, mas a ideia não foi bem aceita tanto por professores quanto por alunos.

Os nove departamentos

Ao todo, nove departamentos compõem a faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Cada um deles tem seu próprio corpo docente, secretaria e chefia. São eles: Direito Civil (DCV); Direito Comercial (DCO); Direito do Trabalho e da Seguridade Social (DTBS); Direito do Estado (DES); Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia (DPM); Direito Processual (DPC); Direito Econômico, Financeiro e Tributário (DEF); Direito Internacional e Comparado (DIN); e Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD).

Onde: Largo São Francisco, 95 – Centro

+ Um tour pelo centro histórico de SP

Tags: história