×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Cidade Universitária: o descampado que virou o maior polo de conhecimento de SP

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

cidade universitária usp

Inspirado por modelo alemão, campus demorou décadas para ser finalizado.

Você já visitou a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira? Nomeado em homenagem ao fundador da Universidade de São Paulo, o campus localizado no bairro do Butantã abriga boa parte das unidades de ensino e pesquisa da instituição.

+ São Paulo é considerada uma das 21 cidades do futuro

A origem da enorme área começou em 1930, quando intelectuais paulistanos, inspirados no projeto alemão de universidade moderna, começaram a planejar a fundação de uma cidade universitária.

A partir disso, uma comissão de estudos escolheu a deserta e pacata fazenda Butantã para receber as faculdades da USP. O lançamento da pedra fundamental do que se tornaria a Cidade Universitária foi feito em 1944, com as obras avançando a passos lentos.

O primeiro departamento a chegar no novo campus foi o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que desembarcou por lá em meados da década de 1940. Depois disso, vários adiamentos e problemas com verba diminuíram ainda mais o ritmo das obras.

Publicidade

Foi somente nos anos 1960, já durante o período da ditadura militar, que boa parte das unidades da universidade finalmente passaram a ocupar a área reservada para elas. Acredita-se que o governo tenha investido mais na construção do campus a fim de afastar os ameaçadores movimentos estudantis para longe do centro de São Paulo.

Pontos de interesse na Cidade Universitária

Caso esteja fazendo uma visitinha à Cidade Universitária, não deixe de conhecer a Praça do Relógio e a Praça do Relógio Solar. A primeira delas conta com uma torre projetada pelo arquiteto Rino Levi, com um relógio em seu topo. Já a segunda possui uma escultura que indica as horas conforme a posição do sol.

+ Curso de Odontologia da USP é eleito melhor do mundo em ranking

Tags: história