Já está disponível no Museu de Arte de São Paulo (MASP) uma exposição exclusiva, de um dos pinturas mais ilustres da Humanidade. Estamos falando de “A Ecologia de Monet”, que aborda a relação de Claude Monet com a natureza de forma reflexiva e contemporânea.
São mais de 30 obras vindas de importantes museus pelo mundo, como o Musée d’Orsay (Paris), muitas delas inéditas no Brasil. Assim, os paulistanos terão a oportunidade exclusiva de conferir o trabalho de um dos grandes mestres impressionistas, que revolucionou a arte durante o século XIX. Saiba mais sobre a exposição do Monet no MASP!
“A Ecologia de Monet”: conheça obras inéditas do artista
Mesmo após quase um século de sua morte, Claude Monet continua sendo um dos artistas mais queridos da atualidade. O francês, que foi um dos principais nomes do Impressionismo, encanta até hoje com suas paisagens pitorescas, que transparecem um olhar singular sobre a natureza.
Por meio do pincel, Monet imortalizou diversas mudanças ambientais de sua época. Além de pintar os rios e as áreas verdes da França, por exemplo, ele eternizou também as alterações sofridas pelo país durante a Revolução Industrial, com a chegada das fábricas e locomotivas a vapor.
“A Ecologia de Monet” explora as diferentes facetas da relação do artista com a natureza, por meio de cinco núcleos: Os barcos de Monet, O Sena como Ecossistema, Neblina e Fumaça, O Pintor como Caçador e Giverny: Natureza Controlada. Dessa forma, o público confere o papel central do meio ambiente na carreira de Monet, com uma leitura crítica contemporânea.
Ou seja, além de obras jamais vistas no Brasil, a exposição traz também uma reflexão inédita sobre o trabalho do artista. Ao conectar o passado com discussões ambientais contemporâneas, a exposição do MASP reflete sobre como as obras de Monet predeceram debates atuais sobre ecologia, e as tensões da humanidade com o meio ambiente.
Como conferir?
“A Ecologia de Monet” fica em cartaz até 24 de agosto no MASP (Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista). A entrada é gratuita às terças durante todo o dia, e às sextas a partir das 18h. Mas você também pode conferir a exposição a partir de R$ 37 de quarta a sexta de tarde, ou aos sábados e domingos.
Em ambos os casos, você deve reservar o seu ingresso com antecedência pelo site do MASP. Para mais informações, entre em contato no próprio site ou pelas redes sociais do museu.