Em coletiva nesta sexta, dia 8, o governador João Doria afirmou que a quarentena será estendida até o dia 31 de maio. 😷
Nesta sexta, dia 8, as novas medidas adotadas pelo estado de São Paulo no combate ao coronavírus foram anunciadas pelo governador. A flexibilização da quarentena, que estava prevista para a próxima semana não acontecerá e o estado segue em quarentena até, pelo menos, o dia 31 de maio.
Para que a flexibilização pudesse ser iniciada, o Estado precisaria ter uma curva em queda, testagem massiva, alta taxa de isolamento social e leitos de internação disponíveis, quatro requisitos que São Paulo não apresenta no momento.
Algumas medidas já estão em andamento desde o começo deste mês, como o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos e indicação para uso fora de casa.
Nas últimas semanas, em vez de a taxa de isolamento social diminuir, ela aumentou. Os casos voltaram a subir e a capacidade do sistema de saúde diminuir.
Uma das outras medidas implementadas na capital, pelo prefeito Bruno Covas, foi a mudança no rodízio de veículos. A partir de segunda, dia 11, em toda a cidade, os carros com placa final par só poderão circular em dias pares; enquanto os veículos com placa final ímpar, apenas em dias ímpares – incluindo sábados e domingos. O rodízio também valerá pelas 24h do dia.
Coronavírus: como se proteger fora de casa
Foto de capa: @Tumisu