Nem todos podem ficar em casa, por isso, é importante saber como evitar o contágio a caminho e durante o trabalho.
O número de casos do coronavírus no Brasil e em São Paulo não param de aumentar e o governo tem implementado medidas para evitar aglomerações. A cidade de São Paulo decretou estado de emergência e todos os eventos estão sendo cancelados. Apesar disso, muitas pessoas ainda precisam trabalhar fora de casa e usam diariamente ônibus, metrôs e trens.
Seja em barras de apoio do transporte público ou mesmo no ambiente de trabalho, é quase impossível não tocar em algum objeto contaminado. Não tem jeito a não ser higienizar muito bem as mãos sempre que chegar a algum local. Lavar as mãos e usar álcool gel são as principais recomendações das fontes oficiais para se proteger no dia a dia.
Não se deixe enganar por fake news e previna-se com as recomendações oficiais da OMS e do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde também sugere evitar o uso de transportes em horário de pico, quando o fluxo de passageiros é maior. A prefeitura de São também adotou medidas de reforço na limpeza e higienização dos ônibus da capital.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, além da medida de lavar as mãos com frequência, que:
-
Sempre que possível mantenha uma distância segura de pelo menos 1 metro de outras pessoas
-
Não toque nos olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos
-
Tussa ou espirre para o braço, nunca para as mãos (evitando assim que alguém infectado toque em superfícies e espalhe o vírus)
-
Limpe com álcool 70 os objetos tocados com frequência
Suspeita de coronavírus
Alguns sintomas do coronavírus (Covid-19) são os mesmos de uma gripe comum. Para ajudar a população a diferenciar o coronavírus de uma gripe, e também tirar dúvidas, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito.
Foto de capa: @Michael Gaida