Com as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, milhares de pessoas estão enfrentando dificuldades. Por isso, não só o governo gaúcho tomou medidas, mas todos os estados próximos têm se mobilizado para ajudar.
Em São Paulo, a Defesa Civil e os Correios estão recolhendo itens essenciais para enviar aos afetados pelas enchentes. Então, seja solidário! Afinal, sua ajuda faz a diferença para as pessoas que mais precisam neste momento difícil.
Rio Grande do Sul debaixo d’água: onde doar?
Fundo Social de São Paulo e Defesa Civil
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil iniciaram a campanha de arrecadação de itens para os afetados pelas chuvas. Pessoas físicas, entidades e empresas podem doar, ou seja, qualquer um pode ajudar neste momento.
Os materiais devem ser entregues no depósito do FUSSP, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Além disso, os postos do Poupatempo também estão recebendo doações que serão encaminhadas ao depósito. As companhias aéreas Latam, Gol e Azul se voluntariaram para enviar o que for arrecadado no período, porque as estradas no rio Grande do Sul estão bloqueadas.
📍FUSSP: Avenida Marechal Mário Guedes, 301 – Jaguaré
Pontos de Coleta nos Correios
Em reportagem à Agência Brasil, os Correios informaram que receberão doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Agências nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, já começaram a receber itens necessários aos afetados. A estatal também informou que transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.
Além disso, objetos de refugo que estavam sob a guarda dos Correios também serão encaminhados ao estado gaúcho. Ou seja, os desabrigados dos municípios gaúchos receberão itens de vestuário e utensílios domésticos que passaram por todas as tentativas de entrega aos destinatários, não foram procurados por eles, nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.
📍 Confira a agência mais próxima de você aqui.
Universidade de São Paulo
Até a próxima quarta, dia 08, a Universidade de São Paulo (USP) estará recolhendo doações no galpão da Incubadora USP/IPEN. O espaço ficará aberto 24 horas e, ao final do período, a entidade irá encaminhar todos os itens à Defesa Civil. De acordo com o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, o foco deve ser a limpeza de hospitais e locais públicos assim que a água baixar. Por isso, a preferência é pela doação de itens de limpeza.
📍 Avenida Professor Ernesto de Moraes Leme, 400 – Cidade Universitária
O que posso doar?
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a prioridade neste momento é para água potável e produtos de limpeza e higiene. Esta foi a solicitação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que também pede que comida e roupas não sejam enviadas, pois não estão entre as principais necessidades neste momento. Então, confira a lista abaixo e saiba o que doar:
- Água
- Água sanitária
- Balde
- Desinfetante
- Detergente
- Detergente em pó
- Escova para lavar
- Esponja para limpeza
- Esponja de aço
- Limpador multiuso
- Luva de látex
- Pano de chão
- Rodo
- Sabão em barra
Sacos de lixo - Saponáceo
- Vassoura
- Aparelho de barbear
- Creme dental
- Escova de dente
- Fio dental
- Sabonete
- Shampoo e condicionador
Como doar financeiramente
Por fim, quem não tem como se deslocar até um dos pontos de doação, pode ajudar doando o valor que puder.
Por exemplo, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) aceita doações em dinheiro através do pix: pixfsantander@fusp.org.br. O valor arrecadado será revertido em produtos e a entidade também irá doar o mesmo montante.
Defesa Civil do Rio Grande do Sul também está recebendo doações em dinheiro através da chave pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38.
O Ministério Público gaúcho disponibilizou uma conta para receber doações via pix (CNPJ): 25.404.730/0001-89.
Além disso, a prefeitura de Porto Alegre disponibilizou uma chave pix (CNPJ): 92.963.560/0001-60.