Às vezes, morar em uma megalópole significa se perder na oferta que existe e perder oportunidades que, além de tudo, não custariam nada. Pensando em ajudar o nosso leitor, compilamos algumas coisas para fazer de graça em São Paulo, que você talvez nem soubesse que existiam.
Então, prepare a sua agenda, porque este artigo vai preencher os seus dias com passeios gratuitos!
Coisas para fazer de graça em São Paulo
1. Museus e centros culturais
Você sabia que a maior parte dos museus oferece pelo menos um dia de graça para a população? Além disso, a programação de diversos centros culturais é 100% gratuita.
Entre os exemplos estão: Centro Cultural Banco do Brasil, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp. Já o MASP, por exemplo, não cobra o ingresso às terças; a Pinacoteca, o Museu da Imigração e o Museu Afro Brasil, aos sábados. Ou seja, vale a pena conferir os sites de cada um dos espaços e garantir o seu passeio sem gastar nada.
2. Tours guiados
Se tem uma coisa que a gente gosta é turistar por São Paulo. Mas nem todo mundo sabe que dá diversas opções de tours guiados gratuitos disponíveis em diversos pontos da capital.
Um exemplo é o programa ‘Vai de Roteiro’, da Secretaria Municipal de Turismo, que, desde 2022, conta com 14 opções de passeios. As visitas são feitas com acompanhamento de um guia e entre os locais estão: Cantareira, Mercado Municipal, Avenida Paulista e muitos outros.
Além disso, todos os sábados, a partir das 11h, o Pátio Metrô São Bento oferece o tradicional tour guiado pelo Centro Histórico. O passeio é feito em parceria com o grupo Caminhos do Triângulo e apresenta os principais pontos da região.
Outros locais que contam com visitação guiada e gratuita: Theatro Municipal, Sala São Paulo, Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura), Copan, entre outros.
3. Bibliotecas
Muita gente não sabe, mas só aqui na capital temos 106 bibliotecas integrantes do Sistema Municipal de Bibliotecas. Nos espaços, a população pode ler, pesquisar, pegar livros emprestados e usufruir de uma ampla programação cultural.
Ou seja, é o tipo de lugar que você pode frequentar de graça em São Paulo e que ainda é multifuncional. Então, que tal colocar na sua lista de locais a visitar aquela biblioteca aí no seu bairro mesmo, aproveitar para fazer sua carteirinha e pegar um livro emprestado?
4. Cinema
Muito se engana quem pensa que para ir ao cinema é preciso gastar muito. Afinal, ainda restam algumas opções gratuitas para os apaixonados pela 7ª arte.
Por exemplo, a Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro, que recebe diversas mostras cinematográficas. A programação por aqui é 100% gratuita e, além disso, a visita aos espaços públicos e jardins é aberta todos os dias, das 08h às 18h.
O Cine Olido, no Centro Histórico, também oferece programação gratuita, ou quase. Isso porque, em algumas sessões, o ingresso custa R$ 2.
Outra opção de cinema gratuito é o Cine na Praça, que exibe filmes ao ar livre, no Parque do Povo. Então, já deu para perceber que é só uma questão de preparar a pipoca.
5. Sesc
Não dava para fazer uma lista de coisas para fazer de graça em São Paulo e não mencionar o Sesc. Afinal, as unidades espalhadas pela capital são sinônimo de lazer e entretenimento acessível.
Além de poder usufruir dos espaços comuns, as exposições por aqui são sempre gratuitas e diversas atrações também. Basta conferir o que está em cartaz, no site oficial, e desfrutar dos queridinhos dos paulistanos.
6. Ir ao circo
No Parque da Juventude você encontra três grandes lonas circenses, é o Mundo do Circo. O local oferece diversas atrações sobre esse universo mágico, lá você vê exposições, realiza práticas como malabarismo e palhaçaria e ainda pode assistir diversos espetáculos na faixa! Para participar, basta acompanhar a programação no site oficial, clique aqui.