O Vale do Paraíba foi um dos grandes protagonistas da economia paulista durante o século 19, por conta do ciclo do café. A região abrigou algumas das cidades mais ricas e influentes do estado de São Paulo, onde os barões do café ergueram fazendas e casarões luxuosos para eternizar seu poder. Por isso, se você busca conhecer cidades históricas, não há destino melhor no interior de SP.
Apesar de os luxos terem ficado no passado, o Vale do Paraíba segue encantando viajantes por seu patrimônio histórico imensurável. Suas cidades preservam igrejas centenárias, ruas de pedra e fazendas históricas que testemunharam o auge do “ouro negro” e guardam resquícios de sua glória até os dias atuais.

Cidades históricas de SP: uma viagem até os tempos áureos do café
Bananal
A cidade detinha a maior produção do grão no Vale do Paraíba e a segunda maior do estado de São Paulo, tendo sido uma potência econômica no século 19. Bananal era tão rica que os barões do café precisaram cunhar uma moeda própria para a cidade, já que o papel moeda do Brasil não era suficiente para tantos pagamentos.
Tal riqueza trouxe à cidade diversos casarões e fazendas luxuosas, que abrigavam grandes festas da elite cafeeira. O furor do café passou, mas você ainda pode fazer visitas guiadas pelas construções locais, como a Fazenda dos Coqueiros, para conhecer de perto a história local.
🚘 345 quilômetros de São Paulo

Areias
O município recebeu as primeiras mudas de café do estado de São Paulo, sendo precursora no cultivo do grão. Durante o século 19, Areias alcançou tanta riqueza que atraiu personalidades ilustres da época, como a Princesa Isabel. A regente era visitante assíduua na cidade e, inclusive, realizou um baile para celebrar a abolição da escravatura por lá.
Atualmente, Areias é uma cidade que parece ter parado no tempo, com ruas de pedra e grandes fazendas que guardam a opulência dos tempos do café. Assim, o passeio pela cidade é uma viagem até o século 19, percorrendo igrejas, praças e casarões que testemunharam o auge e declínio do Vale do Paraíba.
🚘 250 quilômetros de São Paulo

Lavrinhas
Apesar de não ter sido tão notória quanto suas vizinhas durante o ciclo do café, Lavrinhas ainda é uma das cidades históricas em SP que vale a visita. Localizada no Vale do Paraíba, ela não tinha grande produção de café, mas fazia parte das rotas de escoamento do grão até o litoral. Por isso, guarda arquitetura histórica e fazendas opulentas daquela época.
🚘 225 quilômetros de São Paulo

São José do Barreiro
Foi uma das principais produtoras de café do Brasil, recebendo grandes fazendas na primeira metade do século 19. Assim, São José do Barreiro é uma dessas cidades históricas que guardam um patrimônio imensurável, repleto de construções preservadas dos séculos passados.
O Centro Histórico guarda igrejas, casarões e casinhas em estilo antigo, sendo que muitas foram cenário para novelas! Além disso, fazendas como da Barra e São Francisco oferecem visitas guiadas para explorar a história do local.
🚘 253 quilômetros de São Paulo
