Você sabia que uma cidade do interior de São Paulo já foi uma das mais ricas do Brasil, tendo tido até moeda própria? Localizada no Vale do Paraíba, Bananal é um museu a céu aberto que preserva até hoje resquícios do ciclo do café, época na qual o pequeno município contribuiu fortemente para a economia brasileira. Então se você curte história, considere fazer uma visita a Bananal: há muito a fazer e conhecer por lá!
Ainda hoje, a cidade tem ruas de pedra, fazendas históricas e casarões imponentes do século 19 que guardam a história do Brasil Império e do início da República. Assim, Bananal parece ter parado no tempo, transportando seus visitantes até o passado do estado de São Paulo.

Cidade teve até moeda própria!
Durante o boom do café, eram tantas as transações em fazendas e ferrovias de Bananal que não havia moeda nacional o suficiente para os pagamentos. A elite cafeeira conseguiu, portanto, aprovação do Império para cunhar a própria moeda, que circulava em municípios próximos e até mesmo na praça do Rio de Janeiro.
O prestígio econômico de Bananal entrou em declínio durante a queda do café e a abolição da escravatura, já que as fazendas se mantinham com mão de obra escravizada. Mas a cidade conserva até hoje as construções daquela época, que guardam histórias dos barões do café, das grandes festas da elite e das pessoas escravizadas cujo trabalho elevou Bananal ao segundo maior produtor de café do Brasil.

O que fazer em Bananal?
A grande atração de Bananal são os casarões e fazendas do ciclo do café, em meio a paisagens bucólicas que parecem até cenários de novela. Algumas fazendas — como a dos Coqueiros, Resgate e Loanda — oferecem visitas guiadas, onde os turistas conhecem as antigas instalações cafeeiras, com objetos e mobília original da época.
O centro histórico também é parada obrigatória. Na Praça Pedro Ramos, por exemplo, você verá o coreto e o Chafariz de Ferro de 1879, onde a população captava água antigamente. E logo em frente está a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, de pé desde 1811.
Em Bananal você também encontra a Pharmacia Popular, a mais antiga ainda em atividade no Brasil. Além disso, a estação ferroviária é única em toda a América Latina, com arquitetura belga pré-fabricada. Inaugurada em 1889, ela escoava o café paulista até o litoral, de onde seguia para os quatro continentes.
