
As estrelas cadentes são um dos fenômenos celestes mais impressionantes, salpicando a paisagem noturna de rastros iluminados. E para a nossa alegria, no mês de julho poderemos ver não apenas uma, mas duas chuvas de meteoros em seu auge!
Ou seja, já é hora de os entusiastas da astronomia se prepararem para o espetáculo. Por isso, aproveitamos para trazer desde já tudo o que você precisa saber para conferir este fenômeno celeste, que transformará o céu em um verdadeiro show da natureza.
Aprecie dois picos de chuvas de meteoros em julho!
De acordo com o Observatório Real de Greenwich, teremos 12 aparições de estrelas cadentes em 2025. Dessas, três estarão ativas durante o mês de julho. “Mas não eram apenas duas?”, você pode estar pensando. Calma que vamos explicar.
O primeiro fenômeno será a Alfa Capricornídeos, que começa em 03 de julho e segue ativa até 15 de agosto. Seu pico de visualização, ou seja, o momento quando conseguiremos ver o maior número de meteoros, será em 30 de julho. Neste dia, a chuva alcançará o pico de 5 meteoros por hora.
Além disso, 30 de julho também será o pico de visualização da Delta Aquáridas, na qual poderemos ver 25 meteoros por hora. O fenômeno começa em 12 de julho e segue até 23 de agosto.
Por fim, uma das chuvas de meteoros mais famosas do mundo, as Perseidas, começam em 17 de julho. No entanto, seu pico será em 12 de agosto, dia em que alcançará impressionantes 150 meteoros por hora!
Ou seja, apesar de o fenômeno começar em julho, teremos de esperar até o próximo mês para ver o seu auge. E depois, ela ainda seguirá ativa até 24 de agosto.
Como observar as estrelas cadentes?
A maior parte das chuvas de meteoros são visíveis a olho nu, sem necessidade de telescópios. Mas antes de fazer um pedido, é preciso ficar atento a um detalhe: é preciso encontrar um lugar escuro para admirar. Assim, a melhor dica é encontrar um local isolado, longe das luzes da cidade grande.
Felizmente, interior de São Paulo ainda guarda muitas cidades com céu limpo, onde você pode apreciar os mistérios do universo sem barreiras. Que tal aproveitar a ocasião uma escapadinha?