Na Antiguidade, um dos passatempos preferidos da Humanidade era observar o céu, desvendando cometas e constelações. Apesar de esse hábito ter se perdido nas grandes cidades, atualmente ele ainda é possível no interior de São Paulo, onde o céu limpo revela um espetáculo de luzes que encanta astrônomos e curiosos. Mas não são todas as épocas do ano que oferecem essa experiência, então é preciso planejar bem sua viagem se quiser observar as estrelas.
Imagine só, planejar uma viagem e investir seu tempo no sonho de ver a Via Láctea, mas ao chegar, se deparar com o céu nublado? A gente sabe que ninguém quer viver uma frustração dessas, então aproveitamos para trazer um pequeno guia de melhores momentos para fazer observação do céu. Anote aí e já planeje a sua escapadinha astronômica!
Quais são as melhores épocas do ano para observar as estrelas no interior de São Paulo?
Evite meses chuvosos
Observar o céu noturno é uma experiência como nenhuma outra, nos transportando diretamente nos mistérios do universo. Mas para vivê-la com qualidade, é importante saber que o clima e as condições atmosféricas variam ao longo do ano, influienciando diretamente na visibilidade do céu.
O verão e a primavera, por exemplo, costumam ser estações úmidas. A chuva e as nuvens atrapalham a observação, “escondendo” as estrelas até mesmo em lugares com pouca luz. Assim, evite fazer esse tipo de viagem entre outubro e fevereiro, pois há grandes chances que você consiga observar apenas as nuvens.
Que tal um passeio astronômico no inverno?
O outono e o inverno, pelo contrário, são estações com menos umidade. As noites mais secas têm céus mais limpos, que nos permitem contemplar a imensidão do universo sem interferências. Além disso, as noites são mais longas no inverno, o que permite mais tempo de observação.
Ou seja, se você quer contemplar estrelas, planetas e até mesmo a Via Láctea, busque viajar entre os meses de abril a setembro. E mesmo nessa época, confira a previsão do tempo antes de colocar o pé na estrada, pois ainda há chances de termos uma ou outra semana com chuva no período.