Oscar Niemeyer — o arquiteto mais famoso do Brasil — deixou vários edifícios icônicos em São Paulo, como o Copan e o Memorial da América Latina. O que poucas pessoas sabem, porém, é que Niemeyer também projetou uma casa em São Paulo, a única em toda a capital. E agora, ela está à venda!
O imóvel está equipado com quatro dormitórios simples e uma suíte, sala de jantar, escritório e até um quarto de costura. Além de um grande jardim com mais de 1000 metros quadrados, projetado por Burle Marx, que oferecem um respiro de natureza em plena Zona Oeste.
Ou seja, se você está pensando em se mudar, essa é a sua oportunidade de morar em uma casa que mais se parece uma obra de arte — se estiver disposto a desembolsar uma graninha, claro.
Como é viver em uma casa projetada por Niemeyer?
Apesar de ser conhecido pelas grandes obras de monumentos ou edifícios, Oscar Niemeyer também se aventurou pela arquitetura de casas residenciais. Seu único exemplar do tipo em São Paulo está no Alto dos Pinheiros e pertenceu a Milton Mitidieri, engenheiro que trabalhou com o arquiteto na construção de Brasília.
O projeto é de 1960, mas a construção ocorreu só em 1974. São 670 m² de área construída em um terreno de 1800 m², que oferecem um espaço amplo repleto de natureza ao redor da construção. Segundo Niemeyer, sua intenção foi fazer uma casa “simples, diferente e acolhedora”.
Assim como outras de suas obras primas, a Casa Niemeyer conta com curvas e detalhes modernistas, repleta de corredores sinuosos. As paredes internas não vão até o teto e as externas contam com cobogós, duas características que contribuem para maior ventilação e entrada de luz.
Outro diferencial são os muitos vidros que separam a casa do jardim. Em entrevista para o G1, Milton Mitidieri Filho afirma que isso dá à casa um aspecto de “aquário no meio do mato”, que permite uma conexão maior entre ambos os ambientes.
Afinal, quanto custa a casa?
A Casa Niemeyer foi residência da família Mitidieri por muitos anos, até que se tornou um espaço de eventos. Atualmente, os filhos do engenheiro e atuais donos do imóvel decidiram colocá-lo à venda — seja para alguém que queira seguir com o negócio, seja para quem queira morar por lá.
A boa notícia é que esse sortudo pode ser você! A má notícia é que isso demandaria o singelo investimento de R$ 25 milhões. Um valor alto, mas que oferece a honra e o luxo de viver em uma verdadeira obra prima, do maior arquiteto do Brasil.