Você sabia que na capital há uma camisaria que preserva a tradição das peças sob medida e que funciona há mais de um século?
Começou em 1914, na atual Avenida São João, a história da Camisaria Rocha. O português Joaquim Rocha, conhecido como “Joaquim Rocha Camiseiro”, prestava os serviços na própria casa onde a família no centro da cidade.
Na época, o Sr. Joaquim confeccionava as camisas com tecidos vindos da França e Inglaterra. Os clientes escolhiam os tecidos através de um catálogo que existe até hoje exposto na Camisaria Rocha.
Em 1922, a Camisaria Rocha é transferida para o Largo do Arouche e começa a crescer. Alguns anos depois, Armando Rocha, filho do camiseiro Joaquim, começa a trabalhar com o pai com ainda 15 anos. Eram os primeiros indícios de que a Camisaria Rocha não pararia na primeira geração.
Quando em 1942 a Camisaria Rocha muda-se para o nº 63 do Largo do Arouche, Armando já assumia as mesmas responsabilidades que o pai, o camiseiro Joaquim Rocha. Naquele endereço, o negócio permaneceu onde ficou durante 57 anos.
De avô para netas
A terceira geração da camisaria chega após o falecimento de Joaquim Rocha. Na época, suas netas, filhas de Armando, entram para a empresa que mesmo sendo um negócio familiar, não para de crescer.
Em 1999, mudam-se para os Jardins, onde permanecem até hoje como um dos negócios mais antigos da capital de São Paulo. Nos dias de hoje, dificilmente encontra-se um negócio de um século de existência, ainda mais em uma cidade em constante mudança.
Desde 2014, o bisneto Eduardo Rocha ingressou no negócio da família tornando-se a quarta geração à frente da Camisaria Rocha.
Patrimônio
No endereço atual, a família preservou a história do local. Para isso, mantiveram intactos e expostos alguns exemplos de colarinhos e até modelos de camisas, de todas as décadas desde 1914.
Você conhece algum negócio histórico aqui na cidade? Conte para nós: saopaulo@secretmedianetwork.com