Em uma cidade grande como São Paulo, é comum que nós fiquemos “acomodados” em nossa própria área. Quem é da zona oeste prefere sair pela zona oeste, o pessoal do Centro prefere os rolês centrais… Mas que tal tirar uma tarde para conhecer todos os cantinhos escondidos em nossos vizinhos de região? Para começar, trazemos agora seis bairros da zona norte e nossas principais dicas do que curtir por lá. Aproveite!
Freguesia do Ó
A Freguesia do Ó é um dos bairros mais antigos da capital, e até hoje, a região guarda um clima interiorano de tranquilidade.
Em primeiro lugar, ao visitar a região, te indicamos conhecer o Largo da Matriz. A Igreja Nossa Senhora do Ó é um dos edifícios religiosos mais antigos da capital, sendo parada indispensável para quem busca uma visita cultural ou curte visitar templos religiosos.
Ao redor do Largo, você pode encontrar também feiras de artesanatos, restaurantes e barzinhos. Um deles é Oh Freguês, um dos rooftops queridinhos da Zona Norte. O lugar perfeito para ter a melhor vista do bairro!
Limão
Às margens da Marginal Tietê, o Limão é outro dos bairros da zona norte que valem a sua visita.
É lá que está o Centro de Tradições Nordestinas, importante centro de referência desta cultura tão rica e admirável. Prepare-se para dançar noites de forró e provar deliciosas comidas típicas do Nordeste brasileiro.
Horto Florestal
Se você curte natureza, nossa dica é visitar o Horto Florestal. Afinal, o bairro da zona norte dá acesso ao Parque Estadual Cantareira, a única floresta urbana da capital.
O parque, que possui tamanho dez vezes maior que o centro de SP, possui trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego, daquelas que nem parecem estar tão pertinho assim da cidade grande.
Carandiru
Em 1992, o bairro do Carandiru presenciou um triste acontecimento, quando um massacre na antiga penitenciária local resultou na morte de 111 detentos.
Em 2002, o complexo penitenciário foi desativado e parte de seus prédios foram demolidos. Para ressignificar o local, construiu-se no lugar o Parque da Juventude, um grande complexo de cultura e esporte.
Hoje em dia, o Parque da Juventude é uma das mais importantes áreas de lazer ao ar livre da região, com entretenimento para toda a família. Pistas de skate, quadras poliesportivas e áreas preservadas da Mata Atlântica… tudo você encontra por lá.
Ademais, é neste parque que está a Biblioteca de São Paulo, cujo acervo traz 43 mil títulos disponíveis para a população. Ou seja, Carandiru vale a visita pela sua importância histórica e cultural.
Santana
Em seguida, temos Santana, um dos bairros mais antigos e nobres da zona norte. A região se originou de uma grande fazenda que pertenceu à Companhia de Jesus no período da colonização, cuja primeira menção na história ocorreu em 1560. Curioso, não?
Hoje em dia, Santana é um importante polo cultural. É lá, por exemplo, que está o Sambódromo do Anhembi, que recebe anualmente os desfiles das escolas de samba paulistanas. Ou então o Museu Aberto de Arte Urbana, com mais de sessenta painéis de grafite a céu aberto, na Avenida Cruzeiro do Sul.
Outro local é Sesc Santana, expoente centro cultural, esportivo e de lazer da região. Você pode conferir por aqui a programação, que reúne cinema, teatro e feiras.
Casa Verde
Finalmente, temos um bairro super importante para o samba de São Paulo: Casa Verde. Isso porque o pacato bairro às margens da Marginal Tietê é lar para diversas escolas de samba, como Unidos do Peruche, Morro da Casa Verde, Mocidade Alegre e Império de Casa Verde.
Por isso mesmo, é possível encontrar diversas festas ou ensaios das escolas de samba enquanto se aventura pela região, sobretudo em época de Carnaval.
Ademais, para quem curte esportes, o bairro também conta o Brasil Skate Camp. O local conta com pista de skate e hamburgueria, além de aulas de skate para crianças a partir de cinco anos.