São Paulo possui mais de cinquenta mil ruas e avenidas, que juntas, completam quase vinte mil quilômetros de extensão. De todos estes caminhos, tente imaginar: qual é a via mais comprida de São Paulo?
Se você chutou alguma marginal, você chegou perto… mas errou por pouco. A Marginal Pinheiros, por exemplo, possui 25,6km de extensão, sendo a segunda mais longa da capital. Já a Marginal Tietê fica por pouco para trás, com 24,2km.
Mas quem leva o título, afinal?
Avenida Sapopemba: a via mais comprida de SP
Com 45km de extensão, quem recebe o título de mais longa da capital é a Avenida Sapopemba, na zona leste.
Nela existem mais de mil e setecentos postes de luz e operam quarenta linhas de ônibus diferentes, das cidades de São Paulo, Mauá e Ribeirão Pires.
Seu nome, “Sapopemba”, vem da língua tupi “sapó” (raiz) e “pem” (anguloso). Sendo assim, faz referência às árvores de raízes angulosas que eram típicas da região, que faz parte da vegetação da Mata Atlântica.
Segundo o Dicionário das Ruas da prefeitura de SP, a história da via remonta ao século 19. Ela se chamava “Estrada de Sapopemba” e fazia a ligação entre chácaras e fazendas da região.
Apesar de algumas mudanças, a avenida segue praticamente com o mesmo traçado desde então, sendo uma das poucas que conserva também o nome original.
Além de via mais comprida de São Paulo, a Sapopemba é a segunda maior de todo o Brasil. Perde apenas para a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, que recebeu o título por seus 58km de extensão.