
Localizado na Avenida Paulista, o icônico Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP abriga um dos mais importantes espaços culturais da cidade: o Auditório do MASP. Localizado no subsolo do museu, este espaço multifuncional acolhe uma programação diversificada, que vai de concertos musicais a palestras, encontros culturais e festivais.

A história por trás do MASP
Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o MASP é um dos maiores ícones modernista do mundo. Localizado no subsolo do museu, o auditório conta ambiente intimista e tem uma capacidade para cerca de 374 pessoas, perfeito para quem busca uma experiência mais próxima com a arte. Nos últimos anos, o auditório se consolidou como palco de importantes apresentações de música clássica.
O que fazer no Auditório do MASP?
A agenda de eventos do Auditório do MASP é variada e atrai públicos de diferentes idades e interesses, com apresentações teatrais e de filmes, ciclos de debates e palestras, e os encantadores concertos Candlelight. Isso o torna um ponto de encontro não só para os amantes da música, mas também para quem busca de aprendizado e trocas de ideias, ampliando ainda mais seu papel como um centro cultural multidisciplinar em São Paulo.
Quando visitar?
O Auditório do MASP geralmente é acessado durante eventos e apresentações, porém a entrada para museu é gratuita todas as terças-feiras e as primeiras quintas-feiras de cada mês, oferecendo uma excelente oportunidade de cultura e história para todos. Mas atenção para não perder a viagem, o MASP permanece fechado às segundas-feiras.
Acessibilidade e Inclusão?
O complexo do MASP é acessível para cadeiras de rodas, oferecendo diversas facilidades para garantir uma visita inclusiva. Já o Museu possui uma coleção de replicas de obras famosas em relevo que podem ser tocadas, proporcionando uma experiência especial e acessível para pessoas com deficiência visual.
Você sabia?
O museu abriga mais de 10 mil obras, incluindo peças de artistas renomados como Van Gogh, Renoir, Monet, Picasso, além de grandes nomes brasileiros como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. As obras não seguem uma ordem cronológica ou hierárquica, artistas clássicos e contemporâneos são expostos lado a lado, incentivando uma reflexão livre e instigante sobre a arte.
De fácil acesso com o transporte público, pertinho da estação Consolação do Metrô, há também inúmeros estacionamentos nos arredores e também vagas de Zona Azul nas ruas do entorno. E aí?! Você sabia de todas essas informações?
Além de assistir a apresentações únicas no auditório do MASP e explorar o museu por completo, há também uma lista de lugares indispensáveis para quem busca cultura em São Paulo. Não perca tempo e programe já a sua próxima visita.