×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Guias Secretos

Auditório Ibirapuera, o edifício que demorou 50 anos para sair do papel

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Auditório Ibirapuera

Projetado por Niemeyer em 1951, obras do auditório só começaram em 2003.

Já falamos aqui no São Paulo Secreto sobre o Pavilhão da Bienal e a Oca, dois dos vários edifícios projetados por Oscar Niemeyer para compor o Parque do Ibirapuera. Mas você sabia que uma das construções só saiu do papel cinco décadas depois da inauguração do famoso parque?

+ O que fazer no parque mais famoso da cidade, o Ibirapuera

Estamos falando do Auditório Ibirapuera, idealizado em 1951 por Niemeyer como parte do projeto arquitetônico original para o Ibirapuera. No entanto, o edifício acabou ficando para escanteio e não foi construído a tempo para a inauguração do parque, em 1954.

Somente no século seguinte, mais especificamente em 2003, as obras começariam a acontecer. O auditório foi concluído em 2004 e entregue à cidade pela então prefeita Marta Suplicy.

Voltado a apresentações musicais, o edifício tem capacidade interna para 800 pessoas. Em seu subsolo há a Escola do Auditório, cujo objetivo é a formação musical de jovens de escolas públicas. 

Publicidade

Alvo de críticas

A construção do auditório foi alvo de críticas na época, visto que o conjunto arquitetônico do Parque do Ibirapuera já era patrimônio tombado. Sendo assim, muitas pessoas entendiam que o acréscimo de novas construções poderia descaracterizar o espaço.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número – Vila Mariana

+ Um roteiro pelas obras de Oscar Niemeyer em São Paulo