×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Todos os dias uma obra do acervo da Pinacoteca de São Paulo 

By Giulia Trecco

Todos os dias uma obra do acervo da Pinacoteca de São Paulo 

Ideia do museu é levar cultura através das redes sociais, enquanto a orientação for ficar em casa.

A Pinacoteca de São Paulo encontrou uma forma de levar ao público arte e cultura, sem que tenhamos que sair de casa. É a ação #pinadecasa. Todos os dias, pela manhã, uma das obras do acervo é publicada nas redes sociais do museu. Os curadores das exposições ficam responsáveis por contar mais sobre a obra escolhida. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Hoje obra escolhida é a “São Paulo,” de Tarsila do Amaral! 💬Ao observamos a tela, temos a representação do centro da capital paulista, com o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú. A falta de figuras humanas em contraste com a presença de elementos que representam os prédios, o bonde, a bomba de gasolina e o poste de eletricidade, aponta o progresso vivido por São Paulo no começo do século XX e a transformação da cidade em uma grande metrópole. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ “São Paulo” foi adquirida pelo Governo de São Paulo em 1929. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 👉Como você relaciona esta pintura com a capital paulista quase 100 anos depois? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ➖ Tarsila do Amaral ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ São Paulo (1924)⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Acervo da Pinacoteca de São Paulo. Compra Governo do Estado de São Paulo, 1929. ➖⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #pinadecasa #culturaemcasa #museumfromhome #museummomentofzen #pinacotecasp

Uma publicação partilhada por Pinacoteca de São Paulo (@pinacotecasp) a

Publicidade

Além das publicações, diariamente, também são publicados nos stories as exposições, as memórias da Pina e as lembranças dos visitantes. Tem uma foto bacana na Pinacoteca? Ela pode aparecer por lá. Basta marcar o museu; eles estão selecionando as melhores.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905, e abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

O CCBB-SP também teve uma ideia parecida que já contamos aqui. A exposição do Egito está sendo apresentada através das redes sociais do espaço, diariamente. 

Não é porque estamos em casa que não podemos consumir boa arte e conteúdo!

Foto de capa: @cibs.alexandre