A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para a possibilidade de tempestade em São Paulo entre sexta, dia 17, e domingo, dia 19. Ainda de acordo com o comunicado do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar até 100 km/h.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, “a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte”. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios e granizo. Por fim, na região metropolitana da cidade, o acumulado de chuvas deve ser de 100 mm.
A mudança brusca acontece na mesma semana que os meteorologistas registrar vários dias com temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro. Durante toda a semana, São Paulo passou por mais uma onda de calor.
Porém, as coisas podem mudar nas próximas horas do dia, já que a previsão do Climatempo diz que:
A passagem de uma frente fria no fim de semana derruba de vez a temperatura.”
O que fazer em caso de tempestade em São Paulo?
A Defesa Civil sugere algumas ações para escapar de situações de risco em durante tempestades, vento forte, raios e chuvas de granizo. Entre elas:
- Abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos;
- Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
- Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água;
- Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;
- Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.