De acordo com as informações do Climatempo, durante toda a semana, São Paulo será afetada por mais uma onda de calor. Durante o período, ao menos 12 estados estarão em alerta, afinal, devem registrar vários dias com temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro.
Nesta segunda, dia 13, o serviço de meteorologia divulgou que há chance de recorde histórico de temperatura na capital. Ao que tudo indica, os termômetros devem marcar 38ºC, ultrapassando o recorde atual, de 37,8°C em 17/10/2014.
Quarta onda de calor do segundo semestre
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro.
O calor extremo em grande parte do País e eventos de onda de calor são reflexo dos impactos do fenômeno El Niño (aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial), que tende a favorecer o aumento da temperatura em várias regiões do planeta.”
Além disso, ainda segundo o instituto, outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos. Por exemplo, o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos. Desta forma, o cenário indica que 2023 será o ano mais quente desde da década de 1960.
Feriado com muito sol em São Paulo
O feriado de quarta-feira, dia 15, será quente em todo o estado. Na capital, as temperaturas devem ficar em torno dos 35°C.
Entretanto, o Climatempo prevê também que “aos poucos a umidade volta aumentar – devido à circulação dos ventos, que transporta um pouco mais de umidade”. Este fator deve favorecer a formação de nuvens de chuva e há chance de pancadas moderadas a forte durante a tarde.
Dicas para se cuidar durante onda de calor
É importante ter cuidado com a onda de calor que vai atingir a cidade, ainda mais quando se trata de picos atípicos para o período.
Por isso, beber bastante água é uma das principais dicas dos especialistas para se hidratar nessa onda de calor. Além disso, protetor solar e acessórios como bonés e chapéus ajudam a manter a pele protegida.
Também é importante evitar a prática de exercícios e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Se cuidem!