Em agosto de 2008, um incêndio devastou o Teatro Cultura Artística. Assim, obrigando a casa cultural a fechar suas portas por longos 16 anos, dedicados à restauração do patrimônio. Agora, finalmente pode reabrir para o público e retornar a exibir uma rica programação para a cidade.
O incêndio que fechou as cortinas do teatro
Até hoje, ainda não identificaram as causas do incêndio. Tudo o que se sabe, é que a tragédia começou na noite de 17 de agosto de 2008 e destruiu as duas salas de espetáculo: Esther Mesquita e Rubens Sverner. Assim, o teatro teve que fechar as portas e passar por uma longa reforma.
O projeto custou 140 milhões de reais e grande parte do valor foi captado por leis de incentivo fiscal. Desta forma, o Teatro Cultura Artística recebeu uma segunda chance e em 2024 pode trazer novas apresentações para seu palco, fomentando a cultura paulistana.
A nova fase do Teatro Cultura Artística
No dia 25 de agosto, o local reabre ao público com uma agenda recheada de música clássica. Anteriormente, a casa recebia diversas peças teatrais, mas após a repaginação e modernização, o projeto será totalmente dedicado aos concentos musicais. Além disso, contará com um charmoso café e uma livraria, a Megafauna, no térreo.
Assim, o teatro localizado na Consolação, deve receber 50 apresentações entre agosto de dezembro. Entre elas: a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Roberto Minczuk, e a orquestra alemã The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen. Para 2025, os estilos musicais exibidos se ampliam com MPB, jazz e até mesmo música eletrônica.
📍 Rua Nestor Pestana, 196 – Consolação