Se você olhar para cima na noite desta quarta, dia 13, verá uma bela Superlua dos Cervos iluminando os céus acima de São Paulo. Será a lua mais brilhante e maior até agora neste ano, porque estará a apenas 357.264 km da Terra.
A segunda Superlua do ano aparecerá maior do que o normal e estará mais brilhante logo após o pôr do sol. Por isso, segundo Cassio Barbosa, astrofísico do Centro Universitário da FEI, em entrevista à BBC Brasil:
Uma sugestão em todo o Brasil é fazer a observação logo após a Lua surgir, aproximadamente às 17h45, e tentar um local com horizontes mais amplos. Para que você tenha elementos para comparar o tamanho, como uma árvore, um prédio, uma montanha.
O que é uma Superlua?
Mas o que exatamente é uma Superlua? Este fenômeno se deve à proximidade da lua cheia com a Terra, em uma aproximação conhecida como perigeu. A Superlua está a 357.264 km da Terra, sendo o perigeu mais próximo ao nosso planeta neste ano.
Neste período, a Lua é 7% maior e brilha com 16% mais intensidade . Em outras palavras, é uma lua cheia que ocorre quando o satélite está no ponto mais próximo em sua órbita da Terra.
Além disso, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac o apelido da Lua Cheia de julho – Superlua dos Cervos – deriva dos chifres dos cervos machos que crescem ao máximo nessa época do ano, antes de começarem a endurecer.