São Paulo foi eleita a 27ª melhor cidade do mundo, de acordo com o ranking ‘The World’s Best Cities’ para 2024. Na lista, que conta com 100 cidades, apenas a capital paulista e o Rio de Janeiro figuram entre as brasileiras.
Como são é determinada a melhor cidade do mundo?
A análise é feita anualmente pela Resonance Consultancy – uma consultoria internacional com foco turismo, imóveis e desenvolvimento econômico. e avalia 24 fatores-chave. Para isso, os consultores utilizam uma combinação de desempenho estatístico e avaliações qualitativas de moradores e visitantes.
Os fatores-chave agrupam-se em seis categorias principais:
- Local (clima, segurança, pontos turísticos, vida ao ar livre)
- Produto (conectividade do aeroporto, atrações, museus, rankings universitários, tamanho do centro de convenções)
- Programação (cultura, vida noturna, restaurantes, compras)
- Pessoas (participação na força de trabalho, nível educacional médio)
- Prosperidade (número de sedes corporativas do Global 500, PIB per capita, taxas de emprego, igualdade de renda)
- Promoção (check-ins no Facebook, frequência de pesquisa do Google, avaliações do TripAdvisor, hashtags do Instagram, popularidade do Google Trends)
Cada categoria inclui subcategorias que influenciam significativamente a qualidade de vida dos residentes e turistas, bem como o futuro da referida cidade.
Para se qualificar, uma cidade deve ter uma população superior a um milhão e ser a principal área metropolitana de sua região.
São Paulo como uma das “100 melhores cidades de 2024”
Das 100 cidades consideradas em todo o mundo, São Paulo se classificou entre as 30 melhores, em 27º lugar.
Em 2024, a Resonance Consultancy passou a interpretar os fatores listados acima de uma nova forma. Agora, a partir de três fatores-chave – habitabilidade, capacidade de amar e prosperidade – é definido o conceito de ‘Place Power® Score’. Segundo o relatório, ao abordar os fatores aplicados a São Paulo:
Esta é uma cidade do povo, como evidenciado pela sua classificação em 9º lugar no nosso índice geral de Capacidade de amar. Enquanto Habitabilidade é um pouco menor, em 27º lugar; a Prosperidade fica na distante 161ª posição, se comparada ao restante do mundo.”
No entanto, apesar de enfrentar desafios, a economia brasileira mantém a sua resiliência e o relatório reconhece que a capacidade de se adaptar às mudanças é um diferencial da capital paulista.
Além disso, São Paulo ficou em 5º lugar na categoria de cultura e em 6º como uma das cidades com melhores opções gastronômicas. A Resonance Consultancy ainda escreve:
O Museu de Arte de São Paulo, de Lina Bo Bardi, e o piramidal Centro Cultural FIESP, do arquiteto Rino Levi, são apenas dois dos ícones de São Paulo – afinal, a maior cidade do Brasil, lar de mais de 23 milhões de “paulistanos”, têm em sua veia cultural origens globais tão diversas como Japão, Itália, Líbano e França. Essa verdadeira mistura cria um dia a dia que está entre os mais vibrantes e multifacetados do planeta.”
As dez melhores cidades do mundo
Londres foi a melhor cidade do mundo pelo oitavo ano consecutivo. Já as outras 10 primeiras são:
- Londres
- Paris
- Nova York
- Tóquio
- Singapura
- Dubai
- São Francisco
- Barcelona
- Amsterdã
- Seul