São Paulo é uma cidade cheia de encantos: por aqui você encontra inúmeros museus e opções culturais, assim como uma ampla gama de restaurantes típicos do mundo inteiro, para todos os gostos e bolsos. Não é de se surpreender, portanto, que a metrópole receba milhares de turistas a cada ano, recebendo o título de destino de lazer mais vendido do Brasil.
E quem afirma isso não somos nós, viu? E sim a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), em parceria com a consultoria Sprint Dados, em um levantamento recém-divulgado sobre turismo no país. Além da capital, destinos do interior paulista e do litoral também recebem cada vez mais visitantes, colocando o estado como um em destaque no que diz respeito ao turismo no país.
Quase metade dos turistas visitam São Paulo a lazer
Em primeiro lugar do ranking, a capital paulista está à frente de Maceió, Porto Seguro (empatadas no 2º lugar), Porto de Galinhas e Recife (3º).
De todos os turistas, 49% veio à capital a lazer. Um dado nada surpreendente, tendo em vista que a metrópole conta com restaurantes premiados, multiculturalidade, eventos exclusivos e, ainda, exuberantes paisagens naturais. Ou seja, o título de destino de lazer mais vendido é mais que merecido!
Turismo no Brasil cresceu em 2023
Além do ranking de destinos de lazer mais vendidos, o estudo traz também um balanço sobre o turismo como um todo. Em 2023, por exemplo, os brasileiros fizeram mais viagens nacionais: elas representam 60% do faturamento, angariando mais de R$ 11 bilhões. O que significa um aumento de 122% em comparação com os números de 2022. Já as viagens internacionais novimentaram mais de R$ 7 bilhões.
Ao todo, no ano passado, as operadoras de turismo embarcaram quase 12 milhões de passageiros. É o maior número já registrado no país.