![O que aconteceu no dia 1º de outubro em São Paulo?](https://offloadmedia.feverup.com/saopaulosecreto.com/wp-content/uploads/2024/10/01125538/1200x900-43-1024x768.jpg)
A música ‘Diário de Um Detento‘, do Racionais MC’s, relata a história de um homem encarcerado e suas vivências. A narrativa em primeira pessoa se inicia no dia 1° de outubro, mas é no segundo dia que ela atinge seu ápice: a data é marcada pelo Massacre do Carandiru, que ocorreu em 2 de outubro de 1992, na antiga Casa de Detenção de São Paulo, na Zona Norte da capital.
A ação militar foi motivada por uma briga entre presos no Pavilhão 9 da penitenciária, mas logo se estendeu para o que conhecemos como um dos dias mais sanguentos de São Paulo.
Anos após a chacina, o local foi transformado no Parque da Juventude, um espaço de lazer para todos, mas que ainda abriga a história da data que ceifou a vida de 111 detentos. O acontecimento abriu discussões sobre a inaptidão do sistema penitenciário brasileiro, que indica não cumprir seu papel de reabilitação social.
1° de outubro, a data que antecede o massacre
Presente no álbum “Sobrevivendo no Inferno”, lançado em 1997, “Diário de um Detento” aborda a rebelião do presídio do Carandiru. A canção de rap do grupo Racionais MC’s, escrita por Mano Brown e Jocenir, é sempre lembrada no dia 1° de outubro, data que precede mais um ano de massacre.
Agora que você conhece a triste história por trás da música, quando ouvir ‘Diário de um Detento’ novamente ou passear pelo Parque da Juventude, vai relembrar uma das tragédias mais sangrentas da capital paulista.