×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Santana: 7 fatos e curiosidades sobre um dos bairros mais antigos da ZN

By Giulia Trecco

curiosidades santana

Sabia que Adoniran Barbosa se inspirou em transporte de lá para compor a clássica “Trem das Onze”?

Por ser um dos bairros mais antigos da zona norte de São Paulo, Santana tem várias histórias boas para contar. Conheça sete curiosidades e fatos sobre o gigante da ZN.

+ 10 lugares para comer e beber em Santana

Origem religiosa

Fundado em 1782, o bairro foi originado da Fazenda de Sant’Ana, batizada em homenagem a Santa Ana, mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus Cristo, segundo as tradições católicas.

Foi ali que, às vésperas de 1822, o naturalista José Bonifácio de Andrada e Silva teria redigido a carta que incentivou o Dia do Fico e, consequentemente, a independência do Brasil.

Uma avenida, três estações

Em Santana, a Avenida Cruzeiro do Sul possui três estações de metrô: Portuguesa-Tietê, Carandiru e Santana. Todas elas pertencem à Linha 1-Azul.

Inspiração para Adoniran

Falando em transporte público, não podemos esquecer do Tramway da Cantareira. Criado em 1893, o trem foi o grande responsável pelo desenvolvimento do bairro. Além disso, inspirou a canção “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

Publicidade

Lugar certo para procurar por livros

Santana possui não somente uma, mas duas bibliotecas municipais. A primeira delas, a Biblioteca Narbal Fontes (Rua Conselheiro Moreira de Barros, 170), foi inaugurada em 1925. A outra, chamada Nuto Sant’Anna (Praça Tenório de Aguiar, 32), nasceu em 1957, pelas mãos do então prefeito Wladimir de Toledo Piza.

O gigantesco Center Norte

Orgulho do bairro, o Shopping Center Norte é gigante. Com cerca de 330 lojas, o complexo recebe uma média de 80 mil pessoas diariamente, número que chega a 100 mil em datas festivas.

Hora da concentração

É no bairro de Santana que fica localizado o Sambódromo do Anhembi, o famoso complexo que sedia os desfiles das escolas de samba de São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer, o local foi inaugurado em 1991 e tem capacidade para aproximadamente 30 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes.

Bom para a farra

Santana também oferece uma vida noturna badalada para habitantes e visitantes. Se está procurando por bares e restaurantes, não deixe de visitar as avenidas Braz Leme e Engenheiro Caetano Álvares. Ambas dispõem de vários estabelecimentos do tipo, para todas as pessoas.

+ 15 lugares para visitar e curtir a Zona Norte