Um projeto ambicioso do governo de São Paulo busca criar no estado a maior rede de trens turísticos do Brasil. Anunciado recentemente, o “Programa de Turismo Ferroviário” vai revitalizar e expandir ferrovias para fins turísticos em todo o território paulista, totalizando 23 circuitos ferroviários no estado.
Dessa forma, diferentes cidades históricas estarão conectadas pelo transporte, que criará passeios nostálgicos e super culturais. Conheça alguns dos trajetos propostos a seguir!
Programa de Turismo Ferroviário: confira alguns trajetos que teremos em SP
A iniciativa faz parte do programa “SP Nos Trilhos”, que busca investir no setor ferroviário de cargas e passageiros. No total, o estado investirá R$ 194 bilhões, e a previsão é que todos os circuitos estejam operacionais até 2033.
Um dos circuitos mais aguardados é o Expresso Mantiqueira, que ligará São Paulo a Minas Gerais. Serão 35 km de trilhos entre Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG), passando pelo famoso túnel da Revolução de 1932.
Outro trem turístico que está nos planos é o da Mata Atlântica promete trazer uma bela viagem em meio à natureza. O circuito terá 198 km e passará pelo litoral, de Santos ao Vale do Ribeira. Além disso, a cidade de Aparecida contará com o Trem do Romeiro, que potencializará ainda mais o turismo religioso na região.
Confira todos os trajetos do Programa de Turismo Ferroviário pelo site da Secretaria de Turismo.