Após a notícia de que o trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro já têm data para inaugurar, chegou a hora do interior paulista entrar na história. Isso porque o primeiro Trem Intercidades (TIC) do estado, que fará a ligação SP-Campinas, também já tem data prevista para iniciar sua construção: maio de 2026.
O projeto permitirá à população das duas cidades se deslocar de forma mais eficiente, além de facilitar a integração com outras cidades da Região Metropolitana. Confira tudo o que sabemos a seguir!
Quando começam as operações do trem SP-Campinas?
Até então, a previsão é que o transporte intercidades comece suas operações em 2031. Parece distante, mas não se engane. O projeto do TIC andou parado por mais de uma década, mas começou a sair do papel agora, em 2024, com a escolha da concessionária responsável pela manutenção da linha.
O serviço funcionará entre a estação Palmeiras-Barra Funda, em SP, e um novo terminal rodoviário em Campinas, com uma rápida parada em Jundiaí. A linha contará com 101 km de extensão, realizando a rota em apenas 1h — atualmente, de transporte público, esse trajeto dura cerca de 3h.
O trem, que contará com investimento de R$ 14,2 bilhões, terá capacidade para 860 passageiros. No que diz respeito a velocidade, ele será o mais rápido do Brasil até então, alcançando até 140 km/h.
Apesar de a data de inauguração estar longe, já temos até previsão de quanto custará essa viagem: cerca de R$ 50. Mal podemos esperar!