×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Proclamação da República: entenda o feriado de 15 de novembro

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

proclamação da república

Publicidade

A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana
presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império.
Na data, um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.
Muitos foram os fatores que levaram o Império a perder o apoio de suas bases econômicas, militares e sociais. Isso porque o apoio por parte de alas importantes da sociedade da época foram se perdendo, principalmente, o apoio político dos grandes fazendeiros em virtude da abolição da escravatura, ocorrida em 1888, sem a indenização dos proprietários de escravos.
Já os grupos progressistas, viam a república como uma forma de progresso social – que oferecia melhoria nas condições educacionais e políticas.
Segundo relatos históricos, em 15 de novembro de 1889, comandando algumas centenas de soldados que se movimentavam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro pretendia apenas derrubar o então Chefe do Gabinete Imperial (equivalente a primeiro-ministro), o Visconde de Ouro Preto. Porém, ao saber que um antigo rival seria o novo Chefe do Gabinete Imperial, Deodoro proclamou “Viva a República!”.
Tags: história
Cultura