
Localizado na Rua Líbero Badaró, 346, no centro de São Paulo, está o primeiro arranha-céu a ser construído na cidade. Com doze andares e cinquenta metros de altura, o seu nome é uma homenagem ao proprietário José de Sampaio Moreira. Foi considerado o mais alto edifício de São Paulo entre 1924 e 1929, até o Martinelli ser inaugurado.
Erguido em uma época em que os edifícios da cidade possuíam no máximo quatro andares, o edifício é tombado pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo) devido a sua importância histórica e arquitetônica.

O belíssimo Edifício Sampaio Moreira
Todo ornamentado em estilo eclético, foi um dos primeiros do país a apresentar elementos decorativos que mesclavam influências europeias e dos Estados Unidos. Além disso, ele é conhecido por ser o primeiro com um “rooftop” em São Paulo. A área é toda decorada com pergolados em concreto armado e a estrutura ainda abriga seus elevadores originais de 1920.
Criado com a finalidade de ser um edifício comercial, o empreendimento recebeu escritórios de profissionais liberais da época. Além disso, é no térreo deste prédio que está localizada a Mercearia Godinho, a mais antiga da cidade, fundada em 1890.
Depois de sete anos em reforma, hoje em dia, é aqui a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
